Condephaat abre estudo de tombamento das obras da Coleção Nemirovsky

Pela deliberação do Conselho, os quadros já passam a estar protegidos pelo patrimônio

qui, 28/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Durante esta semana, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) deliberou pela abertura do estudo de tombamento das 271 obras que integram o acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, atualmente em exposição na Pinacoteca do Estado.

Com a decisão do Conselho, as obras já passam a ser protegidas pelo patrimônio histórico e seus proprietários têm de respeitar as regras para um bem tombado. Ou seja, até a deliberação final do Condephaat, os quadros devem ficar em exposição pública e não podem ser separados.

O próximo passo do processo é um estudo feito por técnicos da Unidade de Proteção ao Patrimônio Histórico (UPPH) da Secretaria de Estado da Cultura e a elaboração de parecer técnico, que vai ser a base para a decisão do Conselho sobre o tombamento – ou não – das obras.

O conjunto das obras é considerado uma síntese exemplar da arte moderna brasileira e a importância torna-se maior pelo conjunto, já que é possível visualizar a trajetória e a expressão da produção modernista no Brasil.

Da Secretaria da Cultura