Concurso premiará projetos que revitalizarem áreas de mineração

Secretaria de Energia e Mineração e USP se unem para estimular a criação de novos negócios em regiões de produção exauridas

sex, 06/04/2018 - 13h11 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estimular antigas áreas de mineração em novos negócios e turismo, a Secretaria de Estado de Energia e Mineração, em parceria com a Escola Politécnica da USP, lançou, nesta quinta-feira (05), o 1° Concurso de Projetos de Destinação de Áreas Mineradas para Utilização Econômica e Social.

O campeonato visa difundir a ideia de que a mineração após cumprir sua missão de abastecer as cadeias produtivas com insumos minerais, podem ter novas aplicações de alto interesse social, econômico e turístico em áreas exauridas.

O secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, conta que existem exemplos de áreas mineradas na capital paulista que podem servir de exemplo para outras cidades do Estado. “A raia olímpica da USP, onde diversos atletas treinam esportes aquáticos, e o parque do Ibirapuera são dois exemplos concretos de antigas áreas de mineração de areia que tiveram uma redestinação e atualmente servem de lazer para a população”, disse.

Para participar do evento, é necessário que estudantes estejam regularmente matriculados e cursando universidades de todo o Estado. Os trabalhos podem ser realizados em equipes de até cinco pessoas. O foco, dessa forma, é mostrar a utilidade e os benefícios que essas áreas podem trazer ao meio acadêmico e, sobretudo, para a população.

“A escola politécnica está muito feliz em realizar essa parceria. Desejamos desenvolver políticas públicas de médio e longo prazo com projetos de estado para a sociedade”, afirmou a diretora da Poli-USP, Liedi Bernicci.

Será abordado duas modalidades, Mineração em Cavas e Mineração em Meia Encosta. Os projetos, portanto, deverão ser realizados com base em áreas mineradas exclusivamente no Estado de São Paulo. Os três melhores de cada especificidade serão premiados com troféus e certificados entregues em solenidade, realizada no dia 10 de setembro.

“Sou entusiasta dessas iniciativas com as universidades. Esse concurso encontra um eco enorme especialmente com quem trabalha na área de meio ambiente”, ressaltou o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Eduardo Trani.

Assim como ele, o professor e chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli/USP, Giorgio de Tomi, ressaltou também a relevância do concurso para além do meio acadêmico. “Trouxemos a ideia da Subsecretaria de Mineração para dentro da Poli e estruturamos o projeto que deve dar uma importante contribuição para o setor de mineração e de meio ambiente”.

A partir do dia 30 de abril, as inscrições dos projetos serão abertas ao público e vão até 30 de junho. Os estudantes interessados podem conferir o edital no site da USP na área do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo e Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável.

“Tragam projetos de todas as universidades e cidades que vamos analisar. Parabenizamos a USP por realizar esse projeto que transcende a instituição, o que mostra o seu compromisso com o desenvolvimento do Estado”, comenta o subsecretário de Mineração, José Jaime Sznelwar.

A Comissão Julgadora será constituída por até 20 membros incluindo professores universitários, representantes do setor produtivo, órgãos estaduais e profissionais de notório saber.