Concurso premia composições de estudantes da rede estadual de ensino

Vencedores da 3ª edição do Vozes pela Igualdade de Gênero representam escolas das cidades de Bauru, Guaratinguetá e Itu

seg, 17/12/2018 - 10h44 | Do Portal do Governo

Na última terça-feira (11), os organizadores da 3ª edição do concurso Vozes pela Igualdade de Gênero, realizada pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), anunciaram os resultados, que indicaram o primeiro lugar para a canção “O Hino das Mulheres”, representante da Escola Estadual Professor Luiz Castanho de Almeida, localizada em Bauru, no interior paulista.

A ação é destinada a alunos regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de São Paulo. Os estudantes deveriam enviar, até junho, uma canção que representasse a escola.

Um dos principais objetivos da competição foi promover a reflexão sobre o exercício efetivo dos direitos da mulher à vida, segurança, saúde, alimentação, educação, cultura, moradia, acesso à justiça, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência comunitária.

Debate

O evento destacou o tema “Em todos os lugares. Em Pé de Igualdade!” e buscou incentivar o debate entre os jovens sobre o empoderamento feminino e o exercício efetivo dos direitos das mulheres. “O concurso é uma grande alegria para nós. Os participantes que chegaram até aqui já devem se sentir premiados”, avalia o coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível do Ministério Público paulista, Tiago Zarif, que representou o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio.

Na solenidade, foi assinado um termo de cooperação entre o MPSP e a Secretaria de Estado da Educação que garante a realização do Vozes Pela Igualdade de Gênero por mais cinco anos, no mínimo.

Vale ressaltar que a música vencedora terá produção do Midas Music, gravadora do produtor musical Rick Bonadio. De acordo com ele, o tema de 2018 transmite uma mensagem importante às comunidades escolares. “Antes de tudo, é necessário que o tema seja trabalhado pelas unidades. Faremos diferença por meio da educação”, salienta.

A segunda posição ficou com a canção “Artigo de Luxo”, da Escola Estadual Arnolfo Azevedo, de Guaratinguetá. O terceiro lugar coube à música “A Voz da Mudança”, da Escola Estadual Professor Antonio Berreta, de Itu.

“Quando as mulheres são ouvidas, todas ganham força e podem usar suas vozes efetivamente”, enfatiza a promotora de Justiça do MPSP Fabíola Negrão Covas. Na primeira etapa, a seleção foi feita pelas próprias Diretorias de Ensino, que indicaram os representantes para a fase estadual.

Votação

Uma comissão julgadora formada por integrantes da Secretaria de Estado da Educação e do Ministério Público selecionaram dez finalistas. Além disso, o público votou na canção preferida pela internet.

Na edição de 2017, a canção vencedora foi “Amar sem olhar a quem”, que conquistou mais de 78 mil votos populares, de autoria de Elian Flores, da Escola Estadual Tonico Barão, da Diretoria de Ensino de Fernandópolis. “Por meio da habilidade de compor, é muito importante para mim transmitir essa mensagem de diversidade”, revela.

A 2ª edição do concurso contou com a participação de centenas de estudantes da rede estadual e abordou o tema #RespeitaAsDiferenças. É importante frisar que a competição reuniu várias composições que valorizaram o enfrentamento às formas de discriminação de gênero e de orientação sexual.