Concurso para supervisor e secretário de escola acontece em agosto

Exames estão marcados para os dias 3 e 17 de agosto

ter, 17/06/2008 - 15h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para provas dos concursos para supervisores e para secretários de escola. São 2917 vagas. As datas serão, respectivamente, em 3 e 17 de  agosto .Cerca de 236 mil pessoas se inscreveram para as vagas – 206 mil para secretário de escola e 30 mil para supervisor.

São 372 vagas de supervisores com salários iniciais de R$ 2.400 e 2.545 cargos de secretários de escola com salários iniciais de R$ 921,86.

O supervisor de ensino tem a função de analisar os indicadores educacionais das escolas, além de integrar as unidades com a Diretoria de Ensino. Eles visitam regularmente as escolas e auxiliam na aplicação dos projetos da Secretaria.

O secretário coordena atividades nas secretarias das escolas e atua para integrar as equipes.”São cargos importantes, que vão reforçar as escolas estaduais. No total, cerca de 60 mil vagas criadas em pouco mais de 8 meses pela Secretaria. Mostra que o governo do Estado vem reforçando o atendimento às crianças e adolescentes”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Para mais informações, os candidatos podem se informar pelo telefone (011) 3146-2777, de segunda a sexta-feira – dias úteis, das 8h30 às 17h30.

Atribuições

Secretário

1. exercer a coordenação das atividades concernentes à secretaria da escola;

2. conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a administração escolar;

3. desempenhar as ações e competências previstas na legislação pertinente ao cargo;

4. articular ações, integrar a equipe, fortalecer autonomia e responsabilidade dos que trabalham na secretaria, desenvolvendo a cultura de participação e de transparência;

5. conhecer as normas e procedimentos relativos à escrituração da vida escolar dos alunos e à regularização da vida funcional dos servidores da escola, mantendo atualizados os sistemas de informação da Secretaria da Educação;

6. participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação da Proposta Pedagógica da escola;

7. elaborar e providenciar a divulgação de editais, comunicados e instruções relativas às atividades escolares;

8. dominar conhecimentos de redação oficial para elaborar e instruir expedientes, fundamentando o parecer conclusivo na legislação específica e dando o correto encaminhamento.

9. contribuir para a integração escola-comunidade

Supervisor

1- Analisar os indicadores educacionais das unidades escolares e da Diretoria de Ensino buscando alternativas para a solução dos problemas específicos de cada nível/etapa e modalidade de ensino, propostas para melhoria do processo ensino-aprendizagem e da gestão das escolas e Diretoria.

2- Participar da construção e implementação do plano de trabalho da Diretoria de Ensino.

3- Compatibilizar os programas e projetos das diferentes áreas no âmbito das escolas da Diretoria de Ensino.

4- Efetuar regularmente visitas às unidades escolares e participar de reuniões com os membros da Equipe Escolar, buscando, em parceria com os mesmos, as formas mais adequadas de aprimoramento do trabalho escolar e a consolidação da identidade escolar.

5- Identificar as necessidades de formação continuada da Equipe Escolar das escolas estaduais, procurando, de forma articulada, subsidiar o trabalho desenvolvido pela oficina pedagógica e professores – coordenadores.

6- Manter as unidades escolares devidamente informadas sobre as diretrizes e orientações dos órgãos centrais da Secretaria da Educação.

7- Acompanhar e subsidiar o diretor da escola na identificação das necessidades gerais da escola.8- Acompanhar o funcionamento das escolas verificando a observância das normas legais pertinentes.

Secretaria da Educação