Concurso: Instituto Florestal abre 370 vagas em parques estaduais

As inscrições poderão ser realizadas no período de 6 a 19 de abril, pelo site Vunesp

qui, 23/03/2006 - 17h38 | Do Portal do Governo

O Instituto Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, responsável pelo gerenciamento das unidades de conservação, vai realizar concurso público para o preenchimento de 370 vagas, sendo 250 para trabalhadores braçais e 120 para vigia em diversos parques e em diferentes municípios do Estado de São Paulo. As inscrições custam R$ 20,00 e poderão ser realizadas no período de 6 a 19 de abril pelo site Vunesp ou nas agências do Banespa relacionadas no edital publicado em 11 de março último, no Diário Oficial – caderno Executivo I, página 70.

Os candidatos devem ser maiores de 18 anos, estar em dia com as obrigações militares (quando do sexo masculino), com a Justiça Eleitoral e com a Receita Federal. É necessário, também, possuir certificado ou declaração que comprove ter cursado, no mínimo, até a 4ª série do Ensino Fundamental, apresentar atestado de antecedentes criminais e ter aptidão física e mental para o exercício do cargo.

As tarefas a serem desempenhadas pelos trabalhadores braçais incluem acondicionamento, transporte, carga e descarga de volumes e materiais; abertura e manutenção de valas, picadas, aceiros e construção de cercas; remoção de detritos, desobstrução de galerias, serviços de capina e roçadas manuais, preparação de terra, plantio, colheita e irrigação de culturas florestais, além de outras atividades.

Os vigias devem responder pela proteção e vigilância fixa e móvel das áreas administradas pelo Instituto Florestal, registrar e comunicar de ocorrências como invasões, infrações e danos causados nas áreas fiscalizadas, além de orientar os usuários sobre prevenção de acidentes e incêndios e realizar outras atividades inerentes ao cargo.

Para as duas atividades, o salário mensal inicial é de R$ 510,00, para 40 horas semanais, em escala de turno, que poderá ocorrer em feriados e fins de semana.

O concurso constará de prova objetiva, com questões de múltipla escolha, sendo 10 questões de Português, 10 questões de Matemática e 20 questões de Conhecimentos Específicos. As provas serão realizadas nos municípios de Apiaí, Assis, Avaré, Bananal, Bauru, Campos do Jordão, Cananéia, Cubatão, Cunha, Itapetininga, Itararé, Manduri, Mogi-Guaçu, Peruíbe, Porto Ferreira, Registro, Rio Claro, São Luiz do Paraitinga, São Miguel Arcanjo, São Paulo, São Sebastião, São Simão, Teodoro Sampaio e Ubatuba.

Veja, na íntegra, o edital e o resumo de divulgação do concurso.

Secretaria do Meio Ambiente