Concurso inédito da Saúde premia relatos da população trans

Evento compartilhou histórias inscritas em edital lançado em janeiro com a proposta de dar visibilidade para as questões deste público

sex, 28/06/2019 - 16h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde premiou, na quinta-feira (27), textos literários escritos por travestis, transexuais e outras identidades trans, que participaram de um concurso inédito promovido pelo Programa Estadual IST/Aids. Chamado de “Trans-critos: relatos da vida”, o evento teve como meta dar visibilidade para as questões que envolvem a população trans no Estado de São Paulo.

“Ser homem trans é ter de superar cotidianamente obstáculos para a construção de uma identidade masculina por meio de vestimentas que muitas vezes não são idealizadas para aquele corpo em construção”, relatou L.F.P.U, homem trans, autor de um dos dezessete textos que foram inscritos no concurso. Os materiais serão divulgados no evento e os melhores colocados, receberão um certificado.

O concurso desafiou qualquer pessoa com identidade trans, com idade acima de 18 anos, a produzir textos com relatos de vida sobre qualquer natureza: humor, drama, ficção, direitos, ativismo, gestão e histórias pessoais. Os relatos foram avaliados por uma Comissão Julgadora com base em alguns critérios: inovação no relato; criatividade; superação; lições aprendidas; e coerência entre história e estilo.

“Compartilhar experiências contribui para quebrar paradigmas, preconceitos, e para ampliar a conscientização da população através desses relatos”, comentou o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Artur Kalichman.