Concurso gastronômico leva professor de Etec para a Itália

CPS e Icif oferecem bolsa na região de Piemonte; a seleção teve docentes dos cursos de Alimentos, Cozinha, Eventos e Nutrição e Dietética

sex, 09/08/2019 - 15h50 | Do Portal do Governo

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) divulgou nesta semana os seis professores selecionados para participar do concurso CPS & Icif: O risoto que te leva para a Itália. Resultado da parceria do CPS com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), a iniciativa oferece uma bolsa de estudos no país europeu.

Como prêmio, o vencedor estudará por até três meses na sede do instituto parceiro, na região italiana de Piemonte, em 2020. A bolsa cobre também passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante o período de aulas. O professor poderá optar ainda por realizar um estágio em restaurante. “A intenção é promover a cooperação internacional e o intercâmbio acadêmico, que terá reflexo nas salas de aulas das Etecs”, explica a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis Farrero.

Participaram do processo seletivo docentes dos cursos técnicos, integrados ao Médio e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Alimentos, Cozinha, Eventos e Nutrição e Dietética das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Eles elaboraram os risotos, que foram avaliados por especialistas conforme critérios de originalidade, simplicidade na execução e clareza na receita.

É a primeira vez que a ARInter organiza um concurso de culinária para premiar educadores da instituição. Em anos anteriores, as alunas Mariane Félix, da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, e Thayná Cruz, da Etec Carlos de Campos, da Capital, receberam bolsas de estudos pelo Icif depois de participarem de desafios de culinária.

A final está prevista para outubro, quando os risotos serão preparados e avaliados presencialmente na Etec Santa Ifigênia, na Capital. Confira os professores classificados e suas respectivas receitas:

Professor Etec Receita
Ana Siqueira Etec João Gomes de Araújo (Pindamonhangaba) Risoto Caboclo da Mantiqueira
Carla Ishizaka Etec Carlos de Campos (Capital) Risoto com funghi piopino e porcini
Eduardo Ito Etec Uirapuru (Capital) Risoto de missô com barriga suína e shimeji
José Silva Etec Santa Ifigênia (Capital) Risoto com pesto de abobrinha e legumes salteados
Luis de Castro Etec Santa Ifigênia (Capital) Risoto de cogumelo com sálvia e queijo da canastra finalizado com azeite de trufas
Rita da Silva Etec Uirapuru (Capital) Risoto de linguiça suína com pimenta biquinho e queijo canastra