Concurso de café mostra os melhores produtores do Estado

A promoção é do Sindicato da Indústria de Café do Estado e Câmara Setorial do Café

ter, 02/12/2008 - 10h09 | Do Portal do Governo

O 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café anunciou no início do mês, no Museu do Café, em Santos, os melhores grãos da safra. O primeiro lugar ficou com Homero Teixeira de Macedo Junior, cujo fruto é produzido na Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama. Ele participou na categoria Cereja Descascado e recebeu R$ 1.280 pela saca do produto. O destaque (primeiro lugar) da categoria Café Natural foi Fernando Loureiro, de Torrinha. A saca foi comprada por R$ 870. O concurso é promovido pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado e Câmara Setorial do Café, uma das 28 organizações que funciona na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. 

 A propriedade de Macedo Junior tem tradição de mais de um século em café, enquanto Loureiro se destaca por produzir apenas em pouco mais de três hectares. “Isso mostra a preocupação com a qualidade do café paulista, independentemente se o produtor é de pequeno porte ou tradicional no ramo”, comenta o secretário de Agricultura.  Ele diz que a cada ano mais produtores se inscrevem no concurso (nesta edição foram mais de mil), o que ajuda a aprimorar a busca e o compromisso com a qualidade.

Sustentabilidade – Todas as amostras participantes do concurso estadual foram campeãs das competições regionais promovidas por associações e cooperativas de produtores. No mês de outubro houve leilão dos dez melhores lotes, cujos grãos foram comprados por empresas torrefadoras. No início de novembro, foram apresentados os preços pagos num ranking final do concurso.

Da comissão julgadora participaram representantes da BM&F, Instituto de Tecnologia dos Alimentos da Secretaria (Ital), Associação Brasileira da Indústria de Café/Círculo do Café de Qualidade (Abic/CCQ), Associação Comercial de Santos (ACS), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Sindicato da Indústria de Café do Estado e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Haverá ainda a concessão do Prêmio Destaque de Sustentabilidade para reconhecer a propriedade que mais se preocupa com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Os avaliadores farão auditoria nas propriedades e adotarão critérios técnicos de acordo com o Protocolo Socioambiental da Cafeicultura de São Paulo.

A premiação será realizada em dezembro, assim como o lançamento da Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que se baseia nos grãos vencedores do Concurso Estadual. O café com embalagem especial ficará disposto em gôndolas de supermercados paulistas com o selo das marcas compradoras.

Da Agência Imprensa Oficial