Concluída mais uma etapa das obras do Complexo Anhangüera

Investimento de R$ 410 milhões garantirá melhor fluidez do tráfego no início da SP 330 e na Marginal Tietê

ter, 16/12/2008 - 15h10 | Do Portal do Governo

A união das estruturas de concreto da primeira das três novas pontes sobre a Marginal Tietê do Complexo Anhangüera aconteceu nesta terça-feira, 16 e foi acompanhada pelo governador José Serra, pelo Secretário dos Transportes, Mauro Arce, e pelo Diretor Geral da Artesp, Carlos Eduardo Sampaio Doria.

“O investimento total é da ordem de R$ 400 milhões. Este é o pior estrangulamento que há nas marginais, em São Paulo, e desaparecerá em meados do ano que vem. Trata-se de um complexo que vai além dessas três pontes e da reforma existente. Há várias outras alças, viadutos e também obras na marginal, que será bastante alargada em toda esta região”, afirmou o governador. 

Com 596 metros de extensão, a ponte liga o bairro da Lapa à Via Anhangüera e será liberada ao tráfego em março de 2009. As outras duas pontes que compõem a interseção da Via Anhangüera com a Marginal Tietê também estão em construção e deverão ser entregues até junho do próximo ano.

Viabilizado pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, o Complexo Anhangüera resolverá os problemas de congestionamento nas principais saídas da SP-330 no trecho da Grande São Paulo, entre o km 11 (início da Marginal Tietê) e o km 19, em Osasco. As melhorias também aliviarão o tráfego na Marginal Tietê. Em execução pela concessionária AutoBan, sob fiscalização da Artesp, as obras incluem construção de viadutos, pontes e passarelas, criação de novos acessos, implantação de retornos e melhorias de trevo, faixas adicionais e pistas marginais. O Complexo será totalmente entregue em abril de 2010.

Principais obras

• Interseção da Via Anhangüera com a Marginal Tietê

O acesso da Via Anhangüera com a cidade de São Paulo é feito, atualmente, pela Ponte Atílio Fontana no cruzamento entre a Marginal Tietê e a SP-330. A Ponte também é a principal via de acesso a inúmeros distritos e bairros dos municípios de São Paulo como Osasco, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar. Hoje, esses movimentos se dão de forma insatisfatória, tendo em vista o intenso tráfego na região.

A remodelação da Interseção Marginal Tietê – Via Anhangüera visa acomodar de forma adequada o intenso tráfego do atual dispositivo que ultrapassa os 100 mil veículos/dia. Serão implantadas três novas pontes e respectivas alças de acessos sobre o Rio Tietê e as pistas serão readequadas até o km 13. O dispositivo completo será entregue em junho do próximo ano e soma investimento de R$ 134,6 milhões.

Ficha técnica do entroncamento

  • Implantação de Ponte da Lapa para Via Anhangüera (596 metros). Prazo de conclusão: março de 2009
  • Implantação de Ponte da Marginal Tietê (sentido Castello-Dutra) para Rodovia Anhangüera – 524 metros de extensão. Prazo de conclusão: maio de 2009 
  • Implantação de Ponte da Rodovia Anhangüera para a Marginal Tietê (sentido Dutra) – 260 metros de extensão. Prazo de conclusão: junho de 2009 
  • Implantação de viaduto da Rodovia Anhangüera para Marginal Tietê (sentido Castello Branco) – 315 metros de extensão. Prazo de conclusão: junho de 2009 
  • Melhorias nas margens esquerda e direita do Rio Tietê sob Ponte Atílio Fontana 
  • Melhorias no viário do Bairro Anastácio 
  • Implantação de viadutos junto à rede CPTM – 126 metros de extensão 
  • Implantação de viaduto da Lapa para Marginal Tietê (sentido Dutra) – 210 metros de extensão 
  • Prolongamento e recuperação da Ponte Atílio Fontana
  • Interligação da Avenida Mutinga à Via Anhangüera, km 15,5

O novo trevo no cruzamento entre a Avenida Mutinga e a Via Anhangüera (km 15,5) tem como objetivo principal atender ao tráfego que se origina na região de Pirituba e do Parque São Domingos com destino a Pista Sul da SP-330. O trevo também permitirá a ligação direta leste/oeste na Avenida Mutinga, seccionada há décadas, desde a duplicação da Via Anhanguera.• Ampliação do trevo do Jaraguá, km 18

O trevo do km 18 caracteriza-se pela existência de vias urbanas e acessos particulares com ligação à pista expressa. Hoje este dispositivo é inadequado para o intenso movimento de caminhões gerado pelas diversas indústrias da região. Os dois viadutos existente no local serão demolidos para construção de outros quatro viadutos, além de novas alças e acessos às avenidas localizadas nos dois lados da rodovia e a implantação de um retorno no km 19. Com a ampliação da capacidade do dispositivo, ele operará com maior fluidez e segurança, facilitando o deslocamento dos moradores de Osasco e bairros próximos.• Vias Marginais – 14 quilômetros

O Complexo Anhanguera prevê a implantação de 14 quilômetros de vias marginais em trechos estratégicos entre os km 11 e Km 18 aumentando a capacidade viária e operacional. Neste trecho, também serão implantadas seis passarelas (a do km 13,6 já foi entregue em julho) e 24 pontos de ônibus.• Faixas Adicionais – 8 quilômetros

Serão construídos oito quilômetros de faixas adicionais entre os km 13 e 17,7 a fim de atender à demanda existente e gerada pelas melhorias que estão sendo implantadas, garantindo fluidez compatível com o nível de serviço previsto no contrato de concessão.• Serviço de Ajuda ao Usuário (SAU) e Posto Geral de Fiscalização (PGF) – km 13,5

A nova base do SAU agilizará o socorro médico e mecânico no trecho de intenso tráfego rodoviário. Além disso, a implantação do módulo de Policiamento Rodoviário e Pátio de Apreensão de Veículos possibilitam um efetivo controle de veículos de cargas, aumentando a segurança dos usuários ao reduzir acidentes e prolongar a vida útil do pavimento.

Da Secretaria dos Transportes