Concluída catalogação de acervo artístico do Palácio Campos Elíseos

Mais de cem peças foram trazidas para o Palácio dos Bandeirantes onde foram submetidas a uma limpeza

qua, 30/08/2006 - 16h55 | Do Portal do Governo

A catalogação de mais de 100 obras que chegaram ao Palácio dos Bandeirantes nos últimos dias foi concluído nesta quarta-feira, 30/8, pela museóloga, Heloísa de Abreu Meireles. As peças estavam expostas no Palácio Campos Elíseos e foram remanejadas depois do início das obras de restauração naquele local.

As obras chegaram ao Palácio dos Bandeirantes após solicitação do governador Cláudio Lembo, que pretende organizar uma exposição aberta ao público.

“Houve uma preocupação do governador em deixar essas obras em lugar seguro e salvaguardar o acervo. A reforma no Palácio Campos Elíseos, poderia comprometer alguma destas peças”, observou Heloísa. Segundo ela, além de catalogadas, todas as peças foram higienizadas e um inventário foi criado com informações detalhadas. O levantamento durou cerca de dois meses

De acordo com a pesquisa feita pela museóloga, a maioria das obras catalogadas é do século XVII e do período estilístico Barroco. Além de peças, há ainda mobílias como um mezanino e dois espelhos que também foram catalogados.

A pedido do governador, um grupo foi criado com objetivo de catalogar todas as peças expostas nas secretarias. Em abril, Lembo assinou um decreto de número 50.743 com o propósito de proteger o patrimônio artístico do Estado.

Ao todo são 103 peças, entre telas contemporâneas e esculturas de arte-sacra. Uma das peculiaredades é um quadro de um vaqueiro pintado pelo artista Audemir Martins, entregue ao Governo de São Paulo em março de 1973. No acervo, há ainda, quadros adquiridos pelo governo na 42º edição Salão de Belas Artes na década de 50. Além de Heloísa, integram a equipe Raul Carvalho e Maria Camila Duprat.

Palácio Campos Elíseos

O Palácio Campos Elíseos, localizado na Avenida Rio Branco, está sendo restaurado. A obra encontra-se em fase de prospecção, na qual são realizados estudos e pesquisas da construção. É nessa etapa que se verifica, por exemplo, as diversas camadas de tinta utilizadas nas paredes e detalhes do prédio, até se chegar às cores originais. É uma espécie de mapeamento da obra.

O Palácio Campos Elíseos é uma obra do início do século 20. Foi sede do governo estadual, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e residência de governadores por 54 anos.

O prédio foi construído pelo exportador de café Elias Antônio Pacheco Chaves para ser sua residência e foi vendida ao governo do Estado em 1911. Em 1965, a sede do Governo foi transferida para o Palácio dos Bandeirantes. O Palácio sofreu diversas reformas e um grande incêndio e, agora, será restaurado.

Jaina Carvalho/ Macedo Junior / Cleber Mata