Concessionárias recolhem 67 toneladas de lixo por dia nas rodovias estaduais

Quantidade de lixo recolhido é semelhante à produção de resíduos de cidades como Botucatu, Cubatão, Franco da Rocha, Itapetininga, entre outras

ter, 24/09/2013 - 20h18 | Do Portal do Governo

Todos os dias são recolhidos 67 toneladas de lixo, nos 6.500 quilômetros de estradas concedidas às concessionárias no Estado de São Paulo. Entre o material descartado por motoristas e moradores locais são encontrados lixo orgânico, latas de alumínio, papel, vidro, plástico, além de restos de poda de vegetação, móveis e eletroeletrônicos quebrados.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para recolher todo esse material, um batalhão de quase 500 funcionários (entre coletores, motoristas e outros profissionais) percorre diariamente a malha, transportando os detritos a um depósito. Essa coleta auxilia, não somente a limpeza e preservação do meio ambiente, mas também contribui para a segurança e fluidez do tráfego.

A quantidade de lixo recolhido pelas 19 concessionárias é semelhante à produção de resíduos de cidades como Botucatu (62,7 toneladas/dia), Cubatão (60,1), Franco da Rocha (60,2), Itapetininga (66,8), Jaú (64,8) e Mogi Guaçu (66).

Os motoristas que arremessam resíduos na rodovia podem, inclusive, receber multa. O artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é infração média, sujeita a multa e perda de quatro pontos na Carteira de Habilitação.

Do Portal do Governo do Estado