Concessionária Tebe apóia Campanha de Prevenção ao Câncer em Bebedouro

Alunos de 7ª série darão orientação sobre os sintomas e prevenção ao câncer de mama, colo de útero, pulmão, próstata e pele

qui, 04/05/2006 - 13h06 | Do Portal do Governo

A V edição da Campanha de Prevenção ao Câncer será realizada a partir do próximo domingo(7/5) entre 9 e 11 horas na Praça José Stamato Sobrinho, onde estudantes abordarão os feirantes e público local. Nos dias 9 e 10 o projeto acontecerá na praça da Igreja Matriz de São João Batista, no centro da cidade. Nesses dias o atendimento ao público será realizado no período da tarde, das 14h às 16h e da manhã, das 8h30 às 11h30, respectivamente. Os postos de atendimento também serão montados em frente ao Teatro Municipal, ao Banco do Brasil e ao Banco Itaú.

No dia 13 de maio (sábado) os estudantes farão o encerramento da campanha no distrito de Andes. A Fundação também fará a entrega dos resultados de exames de algumas pessoas que residem no local e que já estiveram no prédio da instituição, no Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira.

As equipes, compostas por 60 alunos do Projeto de Ciências das 7as. séries das escolas José Francisco Paschoal e Paidéia, foram treinados por médicos da Fundação Abílio Alves Marques. A Concessionária de Rodovias TEBE dará apoio ao evento por meio do departamento de comunicação, que cuidará da assessoria de imprensa da campanha.

Os alunos farão a abordagem e darão orientação sobre os sintomas e prevenção ao câncer de mama, colo de útero, pulmão, próstata e pele. Serão distribuídos panfletos com explicações sobre a doença e a população poderá agendar exames gratuitos.

O Projeto é coordenado pelo professor de biologia e ciências José Renato Garcia e surgiu em 2002. “Os alunos estavam aprendendo sobre células, tive a idéia de fazer um recorte temático e com o auxílio da Fundação, montamos o projeto direcionado à prevenção ao câncer”, explica o professor.

Os estudantes poderão ser identificados por meio das camisetas que trazem o slogan da Fundação: “Câncer tem cura – prevenção é a solução”. Em 2005, a campanha triplicou o número de atendimentos em relação ao ano anterior em função do apoio na divulgação do evento por parte da TEBE. Naquela época os alunos abordaram 4.500 pessoas e 264 foram encaminhadas para a realização de exames.

Fundação Abílio Alves Marques

A instituição foi fundada em junho de 1989 por Aracy Marques Araújo, hoje com 97 anos. Na ocasião, a bebedourense, sensibilizada com a morte do pai causada por um câncer, decidiu manter a Fundação com os recursos de suas propriedades rurais. Aracy é viúva e não teve filhos, suas propriedades estão doadas à Fundação.

Além de atuar diretamente na prevenção e diagnóstico do câncer, a instituição realiza exames, oferece tratamentos paliativos para a doença, como a Terapia da Dor e ainda dá suporte médico e psicológico aos pacientes carentes e seus familiares.

O Hospital Julia Pinto Caldeira abriga o pavilhão da Fundação. Os exames podem ser agendados durante o ano todo, pessoalmente ou por meio do telefone 3342-7115.