Concessionária Renovias promove mais uma campanha educativa para motoristas

Campanha mostra ao motorista que distância entre veículos reduz riscos de acidentes

seg, 29/03/2010 - 10h44 | Do Portal do Governo

Quanto maior a distância entre veículos, menor o risco de colisões traseiras. Essa é a regra que a Renovias pretende difundir entre os motoristas em mais uma etapa da Campanha Educacional de Segurança no Trânsito Siga em Frente com a Vida. A partir desta segunda-feira, 29, serão distribuídos 25 mil folhetos nas praças de pedágio sobre o tema.

O material traz a imagem de um curativo e a seguinte mensagem: “Descole… do carro da frente”. O folheto reforça que, no que diz respeito ao trânsito, ainda é melhor prevenir que remediar.

O gerente de operações de tráfego, engenheiro Rogério Bahú, aponta que a colisão traseira é um dos principais tipos de acidentes nas rodovias e causa graves consequências para os usuários. “Dirigir colado no veículo da frente é um grande risco, porque, no caso de uma frenagem, não há tempo e espaço hábil para evitar o acidente”, enfatiza. “A tragédia pode ser ainda maior se os veículos estiverem em alta velocidade”, acrescenta.

Os cuidados devem ser redobrados nos períodos de chuva, quando é fundamental ampliar ainda mais a distância. Uma boa referência, é que o spray produzido pelo pneu do veículo da frente não deve atingir o para-brisa do automóvel de trás.

A campanha educacional é patrocinada pela seguradora Porto Seguro e faz parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA), instituído pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Até julho deste ano serão distribuídos mensalmente 25 mil folhetos abordando, além de colisão traseira, respeito aos limites de velocidade e atenção com pedestres na travessia das rodovias.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.

Da Artesp