Concessionária CCR ViaOeste promove ações no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Motoristas que utilizarem o sistema Castello-Raposo poderão aferir a pressão arterial nesta segunda

dom, 25/04/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A concessionária CCR ViaOeste, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), realiza uma série de ações no sistema Castello-Raposo nesta segunda-feira, 26, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial.

Equipes de Resgate da concessionária estarão em diversos pontos do sistema medindo a pressão dos motoristas e orientando sobre a prevenção e o tratamento da doença que atinge hoje 30% da população brasileira. Além disso, serão distribuídos 500 mil folhetos educativos em todas as praças de pedágio incentivando a medição da pressão arterial.

Os motoristas poderão aferir a pressão arterial nas Casas do Usuário localizadas nos km 24 (Castello) e km 34 (Raposo Tavares), e em três postos de serviços na Castello Branco: Posto Graal (km 30), Posto Tigrão (km 53) e no Road Shopping (km 72).

Hipertensão arterial 

A doença que atinge 30% da população brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas da terceira idade e em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo, chegando a 75% das mortes nos países das Américas e Caribe. No caso do Brasil, 62,8% do total de mortes por causas conhecidas, em 2004, estavam relacionadas à DNT.

Da Artesp