Concerto no Teatro Municipal terá renda revertida para o programa Visão do Futuro

Renda será revertida para a compra de armações e lentes para crianças

qui, 20/08/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Programa Visão do Futuro, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), vai ganhar um concerto no Teatro Municipal de São Paulo. A apresentação será realizada no domingo, 30, às 11 horas.  

Toda a renda será revertida para a compra de armações e lentes para as crianças matriculadas na primeira série do ensino público municipal e estadual, da Capital, que passarão pelos exames oftalmológicos realizados durante os mutirões do Programa Visão do Futuro. Os convites custam de R$ 10,00 a R$ 20,00. 

A iniciativa, partiu da Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp), parceira do programa e responsável pela doação dos óculos às crianças atendidas pelo Visão do Futuro. 

O concerto terá a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coral Lírico, regidos pelo maestro Mário Záccaro, em uma programação que inclui La Demoiselle Èlue, de Claude Debussy, e Messe Solennelle (Santa Cecília), de Charles Gounod. 

Programa Visão do Futuro 

O programa Visão do Futuro, realizado pelo FUSSEP, é pioneiro no Estado. A proposta partiu da presidente da entidade, Monica Serra. Ela teve acesso a estudos que apontavam os problemas visuais como um dos principais fatores de déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem nas escolas públicas. 

Para combater esse problema, foram realizados, em sala de aula, testes de acuidade visual em 133 mil alunos, entre 6 e 8 anos, da primeira série do ensino fundamental de escolas públicas estaduais e primeiro ano do ensino fundamental das escolas municipais. Após esta triagem, as crianças que apresentaram alguma alteração na visão foram encaminhadas aos mutirões. 

Lá, elas passaram por uma série de exames oftalmológicos. Com a ajuda de uma equipe de profissionais, a criança que apresentou indicação médica para uso dos óculos pôde escolher, na hora, o modelo de óculos que mais lhe agradava e que estivesse de acordo com seu formato de seu rosto. 

Todos os óculos (armação e lentes), doados pela Aconsp, receberão um código de barras com a identificação de seu usuário e serão entregues aos pais, que assinarão um termo de recebimento, nas escolas em que seus filhos estudam, no prazo de um mês após cada mutirão. 

Além da doação dos óculos, o programa cuidará também daqueles que tiverem problemas mais graves, com necessidade de cirurgia ou até mesmo de um transplante. Estes casos serão encaminhados aos hospitais parceiros do Visão do Futuro. Após o diagnóstico e suporte aos alunos com problemas de visão, o programa irá realizar um estudo sobre a saúde visual das crianças com base nos resultados. 

Entre os parceiros do Programa Visão do Futuro estão a Santa Casa de Misericórdia, Unifesp, a Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social. 

Serviço
Concerto em prol do Programa Visão do futuro
Data: 30 de agosto
Horário: 11 horas
Local: Teatro Municipal de São Paulo
Rua: Praça Ramos de Azevedo, s/n°
Telefone: 3397-0300
Bilheteria: 3397-0327

Da Fussesp