Concerto da Osesp comemora chegada do verão e o programa Onda Limpa

Plateia de cerca de dez mil pessoas assistiu ao concerto na praia do Gonzaga

seg, 21/12/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) fechou a temporada 2009 com uma apresentação na praia do Gonzaga, em Santos. O concerto que contou com a presença do governador José Serra, foi realizado no sábado, 19, e marcou a chegada do verão e o maior programa de saneamento do litoral na América do Sul, o Onda Limpa. Foi a primeira vez que o maestro da orquestra, Yan Pascal Tortelier, se apresentou na praia e é a terceira vez que a Sabesp patrocina esta iniciativa. A programação contava com composição de músicas de Dmitri Shostakovich e concerto para piano em lá menor com repertório do músico norueguês Edvard Grieg. O concerto teve uma abertura cubana de George Gershwin e a dança sinfônica de West Side Story. A primeira composição tocada foi o Hino Nacional do Brasil.

Em seu discurso, José Serra afirmou que não é sempre que se tem a oportunidade de assistir ao concerto da Osesp. “Além da música, o evento celebra o Onda Limpa o maior programa de saneamento do litoral”, enfatizou.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, abriu o evento dizendo que o objetivo era aproximar mais pessoas da música clássica e era com grande alegria que a cidade recebia a Orquestra. O prefeito elogiou a iniciativa da Sabesp em levar música erudita para a população. “A Sabesp o mostra que é uma empresa que vai muito além da engenharia e demonstra isso por meio de iniciativas como essas. Cultura é tão essencial quanto o saneamento”, disse.

Também participaram do evento, o secretário de Comunicação, Bruno Caetano, o diretor de Sistemas Regionais, Umberto Semeghini e o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, Marcello Salles.

Chave de ouro

Neto Belloto, da Osesp, toca contrabaixo e foi a primeira vez que se apresentou com em um local aberto, mas, também foi à última vez que tocou com a Osesp. “Fui academista daqui, mas no ano que vem irei trabalhar na Orquestra de Belo Horizonte”, explica. Belloto achou muito interessante a apresentação e se surpreendeu com a quantidade de pessoas que foram ver e ouvir a apresentação. “Com certeza, fechei minha carreira na Osesp com chave de ouro”, enfatizou.

Da Sabesp