Comunidades disponíveis no Orkut

Outros exemplos dos cuidados empreendidos pelos baloeiros para não serem pegos podem ser observados nas comunidades do Orkut. Na Arte dos Balões, criada em julho de 2004 e com mais […]

qui, 07/06/2007 - 11h01 | Do Portal do Governo

Outros exemplos dos cuidados empreendidos pelos baloeiros para não serem pegos podem ser observados nas comunidades do Orkut. Na Arte dos Balões, criada em julho de 2004 e com mais de 9 mil membros, há uma advertência aos participantes: “Aviso, (sic) que quem fizer anúncio de soltura será excluído do grupo”, ameaça o dono, que se esconde sob o pseudônimo de Spawn. O criador da Sou Baloeiro, nunca desistirei, identificado como Bruno Kober, recebeu um recado no dia 15 de maio, assinado por moderador, que numa linguagem muito própria o avisava sobre o risco de manter o perfil: “Aí cuidado co a sua comu tá sendo investigada … abre outro perfil e coloca as comu nele que ta azedando p/ mo galera…” E, em seguida, enviou outra que pede “apaga as msg depois ok”.

Os baloeiros têm ainda outras características incorporadas à atividade. Exaltam a arte da construção dos balões, ostentam bandeiras próprias, com logotipos dos grupos. Perseguem a criação de artefatos cada vez maiores, adoram mostrar as fotos dos modelos criados e assistir aos eventos de lançamento. Em quase todos os sites de comunidades, Luiz

Antonio de Moraes Campos, que se apresenta como Luiz Paixão Eterna e um apaixonado por balões, oferece DVDs de solturas, resgates e festivais. “Tenho mais de 500”, garante. O preço é de R$ 15,00 cada um. A uma tentativa de contato, reagiu desconfiado quando percebeu que a interessada na compra era uma pessoa vinculada a um jornal. “O que você quer? Me procure pelo Orkut”, respondeu a um pedido de conversa por telefone.

Segundo informação recebida pelo tenente Marcelo Robis, também obtida no site de relacionamentos, há entre os grupos de praticantes os que fazem questão de ser diferenciados dos festeiros de junho, que soltam balões juninos. “Esses adeptos incitam outros a evitarem a atividade no mês de junho para não serem confundidos”, revela o tenente.

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial