Comunicação esclarece plano para Porto de São Sebastião

Secretaria divulga nota para esclarecer reportagem da Folha de S.Paulo

ter, 25/08/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Comunicação divulgou, nesta segunda-feira, nota em que esclarece pontos dos estudos de ampliação do Porto de São Sebastião, tema de uma reportagem no jornal Folha de S.Paulo neste domingo, 23.

Segue a íntegra da nota:

O texto “Ilhabela vai ter vista para paredão de navios” (Cotidiano, 23/08) trata de planos de ampliação do Porto de São Sebastião como ações já aprovadas pelo governo, mas elas não são do conhecimento do Gabinete do Governador. Mesmo em relação a estudos, a reportagem comete erros de informação e de interpretação graves. Dizer que Ilhabela vai ganhar vista para “pilhas de contêineres” e um “paredão de navios” é pura fantasia. Simulações mostram que a pilha máxima de contêineres reduz-se a uma mera faixa no horizonte quando vista de uma distância de 2 km – a vila de Ilhabela está a 10 km do porto.

O jornal enxerga notícia na presença de navios “gigantescos” e contêineres, que na verdade já fazem parte da rotina do porto, sem que tivessem chamado a atenção da Folha. Esses navios, aliás, chegam pelo sul, ao contrário da ilustração que acompanha a reportagem. Não passam em frente à vila de Ilhabela, ao Iate Clube, nem cruzam as regiões mais utilizadas para as competições náuticas. E o porto ficaria com 8 (e não 18, ao contrário do que desinforma a reportagem) berços de atracação para navios de grande porte, raramente ocupados simultaneamente, ao contrário do que diz o infográfico. O restante dos berços se destinaria a embarcações pequenas. Além disso tudo, é fato desprezado pela reportagem  que quaisquer planos para o porto ainda serão alvo de ampla discussão dentro e fora do governo.