Complexo Cultural Luz promove arte e garante segurança no centro da cidade

Projeto apresentado pelo governador Geraldo Alckmin consolidará o maior polo cultural da América Latina

qui, 22/03/2012 - 10h39 | Do Portal do Governo

O futuro Complexo Cultural Luz, cujo projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 21, pelo governador Geraldo Alckmin, promete transformar ainda mais a região da Nova Luz. As instalações serão um verdadeiro espaço de fomento à cultura e ao ensino das artes e formam um complexo que se consolida como um dos principais pontos de cultura, lazer e entretenimento da cidade.

Clique aqui e veja as imagens do projeto.

Infográfico mostra o passo-a-passo da revitalização cultural da região.

Mais que ser apenas uma opção para os paulistanos e turistas da cidade, o Complexo dará continuidade aos trabalhos de revitalização do bairro da Luz. O secretário de cultura, Andrea Matarazzo, explica a importância do projeto para a região: “esse complexo apresenta uma diferença sobre os demais que têm aqui, porque ele conta com a companhia de dança, a escola de música e a biblioteca. Isso vai funcionar durante o dia e também à noite e aos finais de semana, o que dá vida para o local 24h por dia, ponto fundamental para revitalizar a região”.

Outro objetivo é fazer do complexo uma referência para a troca de experiências entre artistas, especialistas e aprendizes de música, dança e teatro. Para que isso seja possível, serão construídos espaços abertos, com várias entradas de ar e luz.

A população que frequenta o bairro apoia a iniciativa. O engenheiro Luiz Araújo diz que “o Complexo vai ao encontro das necessidades culturais da cidade. A revitalização ajudará a melhorar a segurança da região”. O estudante Ricardo Ribeiro acredita na força educacional do projeto: “é bacana para as crianças e jovens que, com aulas de música e arte, têm a oportunidade de fazer algo que agrega para a formação”, diz.

A licitação está programada para novembro, e a previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013.

Do Portal do Governo do Estado