Competição USP de Conhecimentos 2020 registra recorde de participação de municípios

No ano de 2020, quase 60 mil estudantes da rede pública de 642 cidades do estado de São Paulo se inscreveram na CUCo

ter, 29/09/2020 - 8h23 | Do Portal do Governo

Quase 60 mil estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo participaram da quarta edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo). Excepcionalmente neste ano, a etapa presencial da competição foi cancelada por causa da pandemia de COVID-19.

Ao todo, 3.707 escolas participaram da competição, atingindo 642 dos 645 municípios paulistas, índice inédito de abrangência da competição. “Com essa iniciativa, estamos conseguindo alcançar quase todos as cidades. Tanto os professores quanto os alunos estão se sentindo cada vez mais próximos da Universidade e compreendendo que a CUCo pode ser uma porta de entrada para o ensino superior de qualidade”, ressaltou o vice-reitor da Universidade de São Paulo e idealizador do programa, Antonio Carlos Hernandes, ao Jornal da USP.

Foram premiados 6.742 estudantes dos três anos do Ensino Médio, que receberão certificado e acesso à plataforma online com material complementar de estudo, e desses, 2.706 também ganharão a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.

“Mesmo em um ano difícil como este, em que os alunos estão enfrentando muitas dificuldades para acompanhar o conteúdo das aulas e se preparar para os processos seletivos, a CUCo conseguiu obter uma grande participação dos jovens. Os dados mostram o sucesso na promoção da diversidade, com a inclusão étnica, social e de gênero”, afirmou ao Jornal da USP o coordenador da competição, Herbert Alexandre João.

Vestibular

Apesar de estar abaixo do número de inscritos do ano passado, o total de inscrições deste ano é superior ao de 2018. Em 2019, 612 participantes da competição foram aprovados no vestibular da Fuvest para o ingresso em um dos cursos de graduação da USP.

A CUCo é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo, com o propósito de incentivá-los a melhorar seu desempenho e ingressar nos cursos de graduação da instituição de ensino.

Além de testar os conhecimentos, os jovens concorrem com outros estudantes de sua escola e os melhores de cada ano do ensino médio são premiados com certificado de participação e acesso à plataforma online com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os premiados do terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.

A cerimônia de premiação desta edição da Competição USP de Conhecimentos ainda não tem data definida.