Competição: Jogos de Policiais e Bombeiros: inscrição vai até 1º de julho

Reunião na semana passada definiu prorrogação do prazo

dom, 18/06/2006 - 14h35 | Do Portal do Governo

Está dada a largada para a próxima edição dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros. A competição, que existe desde 1971, deverá atrair mais de oito mil atletas representantes de todos os continentes. Nesses 35 anos, esta é a primeira vez que as disputas serão realizadas na América do Sul, mais especificamente na cidade de São Paulo, no período de 21 de julho a 1º de agosto.

Ao todo, serão 45 modalidades esportivas, as quais poderão concorrer qualquer funcionário ligado à área da segurança pública, na ativa ou aposentado, mulheres ou maridos dos elegíveis; enfim, quem se sentir habilitado poderá fazer sua inscrição pelo site oficial do evento: www.2006ipfg.org.br/portugues.

A grande novidade deste ano é que também haverá três disputas paraolímpicas: tiro, natação e levantamento de peso (supino). O objetivo dessa iniciativa é incentivar a participação de policiais e bombeiros que tenham sofrido acidentes em serviço ou mesmo fora dele. Para tanto, o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro e das Associações de Policiais e Bombeiros Deficientes de todo o Brasil serão de fundamental importância.

Os Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros 2006 acontecem nos principais centros esportivos da Capital. A intenção é reunir o maior número de participantes, por isso o prazo das inscrições foi prorrogado até o dia 1º de julho.

Outro atrativo é a disputa por medalhas em modalidades alusivas ao treinamento policial, como o adestramento de cães, provas de tiro e uso da mangueira de bombeiro, além das tradicionais práticas esportivas como vôlei, basquete, futebol, handebol e tênis.

A cerimônia de abertura dos XVII Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros acontecerá no dia 21 de julho, no Estádio do Pacaembu, e contará com a presença de todos os atletas que puderem comparecer à grande festa. O público poderá acompanhar o desempenho dos policiais em todos os jogos.

De acordo com Ricardo Fernando Gomes Silva, um dos organizadores do evento, as atividades irão muito além de disputas esportivas, referindo-se aos eventos sócio-culturais, como simpósios, exposições e debates, e aos intercâmbios de informação e técnicas. “O importante é a união de todos e o resgate da auto-estima do policial”, salientou.

As duas próximas edições, em 2008 e 2010, já têm local marcado: na Disney em Orlando, nos Estados Unidos.