Companhia de Saneamento Básico detona rocha em São Vicente

Trabalho é necessário para dar continuidade à implantação da nova adutora de água do município

qua, 30/08/2000 - 8h39 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, realiza nesta quarta-feira, dia 30, uma série de detonações para retirada da rocha que se encontra no trajeto de implantação da nova adutora de água no município de São Vicente. Até o momento, este trabalho estava sendo feito manualmente, mas não surtiu os resultados esperados.
Por se tratar de área urbana, a empresa pleiteou e obteve autorização e fiscalização por parte do Exército para realização das atividades. No entanto, as explosões só podem ser realizadas sem que ocorram chuvas. Ao todo, serão 15 detonações, num período de dez dias. Cada explosão tem a duração aproximada de dois segundos.
A Sabesp também está informando a população local – moradores de aroximadamente 15 imóveis – por meio de folhetos. O ideal é que, durante as explosões, as pessoas evitem sair de casa. A passagem de pedestres no local também deve ser evitada.
As detonações provocarão fissuras na rocha, para sua posterior retirada, através de retro-escavadeiras. Passada esta fase, a previsão é que as obras estejam concluídas em até 20 dias.

A obra

A nova adutora conta com 324 metros de extensão e 600 mm de diâmetro, e estão sendo assentadas em profundidades que variam de 1,70 a 3 metros. Até o momento, já foram implantados 224 metros de tubulação. As obras foram paralisadas justamente pelo aparecimento da rocha.
As obras estão sendo executadas na Rua do Colégio, entre a Avenida Capitão Mor Aguiar e a Rua Getúlio Vargas, no Parque Bitaru. A adutora permite a interligação entre o reservatório dos Barbosas (Morro dos Barbosas) à rede existente na Rua Getúlio Vargas. Com isso, será possível incrementar o fornecimento de água para São Vicente e também para Praia Grande.

O trânsito

A Prefeitura de São Vicente, através de sua Secretaria de Transportes, está oferecendo o suporte necessário para bem orientar os motoristas sobre as diversas modificações no trânsito. A Rua do Colégio, no trecho das obras, foi interditada.
A operação viária em vigor é a seguinte:

Ponte Pênsil – deve ser evitada, procurando-se utilizar a Ponte do Mar Pequeno;
Horário de movimento intenso (7h30 às 16h30) – para quem vem pela Capitão Luiz Pimenta e pela Ponte Pênsil, deve seguir pela Rua Newton Prado (Bombeiros), com mão no sentido Biquinha;
Horário de menor movimento (16h30 às 7h30) – implenta-se a inversão, com a Rua Newton Prado no sentido Praia Grande.

Rotas alternativas:

De Praia Grande – para quem vem de Praia Grande, o acesso ideal é pela Rua Cidade de Santos, Nações Unidas, para se evitar o trecho das obras;
Para Praia Grande – para os motoristas que se dirigem para Praia Grande, é aconselhável seguir pelas vias Presidente Wilson, Benjamin Constant, Campos Sales, Cândido Rondon, Mascarenhas de Moraes e Rodovia dos Imigrantes Ponte do Mar Pequeno;
Ou ainda pela Linha Amarela – Av. Manoel da Nóbrega, Av. Quintino Bocaiúva, seguindo pela linha amarela (direto até Mascarenhas de Moraes).