Comitiva do Japão visita hoje base comunitária na zona norte

Polícia Militar e a Polícia Nacional do Japão têm projeto de intercâmbio técnico na área de segurança

qui, 29/03/2007 - 9h07 | Do Portal do Governo

Uma comitiva formada por integrantes do Consulado Geral do Japão, da Agência de Cooperação Técnica do Japão (Jica) e do Comando Geral da Polícia Militar visita hoje (29), às 10 horas, a Base Comunitária de Segurança Oscar da Silva, na Vila Guilherme (Praça Oscar da Silva s/n). A unidade integra uma das 20 bases do Projeto Comunitário.

O projeto é fruto de um intercâmbio técnico na área de segurança, firmado entre a Polícia Militar e a Polícia Nacional do Japão, coordenado pela Jica, para um período de cinco anos. Como existe desde 1999, foi solicitada sua prorrogação por mais três anos, o que ocorreu em 19 de abril de 2004. O objetivo de um tempo maior é implementar os serviços executados nas Bases Comunitárias de Segurança, com estudos, planejamento e adaptações do modelo japonês (Koban e Chuzaisho). A duração prevista é até janeiro de 2008.

O Projeto Piloto teve início em janeiro de 2005, implantado em oito bases comunitárias da Capital. Os bons resultados levaram à ampliação do projeto para mais 16 bases, sendo oito na Capital, duas na Região Metropolitana e duas no Interior.

Do site da Secretaria de Segurança

 

(AM)