Comitiva de Moçambique conhece o Programa Poupatempo

Objetivo é implantar programa similar naquele país

sex, 17/07/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Representantes do governo de Moçambique estiveram em São Paulo no início deste mês para conhecer o programa Poupatempo. A partir das visitas técnicas em diferentes postos, a comitiva pretende adotar o modelo do Poupatempo para implementar programa similar de prestação de serviços ao cidadão daquele país.

Os diretores nacionais do Gabinete de Apoio ao Setor Privado, Didier Manuel Malunga e Julieta Domingas Muchine, e o técnico superior da Função Pública de Moçambique, Nuno Bonfim, visitaram a unidade de São Bernardo do Campo, onde conheceram também a modalidade itinerante do serviço do Governo de SP, o Poupatempo Móvel. Eles foram acompanhados da superintendente de Operações do Programa Poupatempo, Tânia Virgínia de Souza Andrade.

A comitiva também esteve no Poupatempo Santo Amaro. Em visita à Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), conheceram o novo sistema que será utilizado nos postos do programa para monitorar a qualidade do atendimento. Os moçambicanos encerraram o roteiro na unidade de Santos.

Unificação 

Em Moçambique, há o “Balcão Único de Atendimento”, programa voltado para a desburocratização em processos de instalação de empresas que tem o objetivo de atrair novos empreendimentos. No total, são 11 postos distribuídos nas províncias. A proposta, segundo a diretora Julieta Muchine, é inserir nestas unidades sistema de atendimento ao cidadão oferecendo o fácil acesso aos serviços públicos. “O Poupatempo é um exemplo a ser seguido, pois o atendimento prestado ao cidadão é ‘cinco estrelas’. Nossa intenção é adequar nas unidades do Balcão Único este serviço e levá-lo para outros distritos”, revela.

Da Secretaria de Gestão Pública