Comitiva da Califórnia propõe manutenção de acordo ambiental

Acordo firmado entre os Estados de São Paulo e da Califórnia estabelece ações conjuntas para reduzir emissão de gases

dom, 07/10/2007 - 14h44 | Do Portal do Governo

Uma comitiva composta de seis senadores e empresários da Califórnia, representantes da Fundação de Relações Internacionais – entidade que dá suporte financeiro e logístico aos programas de intercâmbio internacional promovidos pelo Senado da Califórnia – , esteve em visita à Secretaria do Meio Ambiente neste dia 03/10, sendo recebidos pelo secretário adjunto, Pedro Ubiratan.

Na comitiva californiana, estavam, entre outros, o senador Abel Maldonado, presidente da Comissão de Agricultura do Senado; senador Gilbert Cedillo; senador Lou Correa, membro da Comissão de Assuntos Bancários, Financeiros e de Seguros; senadora e coordenadora da comitiva, Christine Kehoe, presidente da Comissão de Energia, Serviços Públicos e Comunicações; senadora Denise Moreno Ducheny, presidente da Comissão de Orçamento Público e Revisão Fiscal; diretora do Departamento de Relações Internacionais, senadora Ezilda W. Samoville; e Ryan Brooks, representante da Fundação. Fabiana Quintanilha Cantoni, do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, também acompanhou a comitiva.

O encontro teve como objetivo dar continuidade ao acordo firmado em dezembro de 2005, entre os Estados de São Paulo e da Califórnia, estabelecendo ações conjuntas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, visando benefícios econômicos, ambientais e sociais.

Ontem, Ubiratan deu as boas-vindas aos integrantes da comitiva e falou da importância do intercâmbio, na área de energia e expansão do uso de etanol. “Os dois Estados têm problemas em comum, são mais populosos, possuem regiões com alguns problemas graves de poluição atmosféricas, mas também têm em comum as iniciativas de intercâmbio de informações, capacitação e transferência de tecnologias”.

A reunião contou com a apresentação técnica de Oswaldo Lucon, assessor da SMA, que fez um breve relato sobre várias questões como a sustentabilidade do etanol, a poluição do ar e o decreto sobre bacias aéreas, padrões de agricultura, uso do solo em geral, mitigação de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas.

Acordo

Em dezembro de 2005, as Secretarias do Meio Ambiente de São Paulo e da Califórnia assinaram em Montreal, no Canadá, o acordo para estabelecer ações conjuntas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O acordo previa o intercâmbio de tecnologias e experiências no setor de biocombustíveis e outras energia renováveis, prevendo também o intercâmbio na área de eficiência energética. Outra questão prevista eram os programas de preservação e recuperação de florestas e matas ciliares, pois os dois Estados administram grandes áreas de cobertura vegetal e possuem grandes áreas (um milhão de hectares somente de matas ciliares em São Paulo) que podem ser recuperadas, estocando carbono e recuperando a biodiversidade.

O acordo teria validade de três anos, com a possibilidade de ser prorrogado por mais dois anos, se ambos os Estados assim o desejarem, conforme está previsto no documento.

Rosely F. Martin

Da Secretaria do Meio Ambiente

(L.M.)