Comitê Paulista da Copa define próximas ações

Grupo se reuniu pela primeira vez nesta quinta, no Palácio dos Bandeirantes

qui, 20/01/2011 - 16h30 | Do Portal do Governo

O Comitê Paulista da Copa 2014 se reuniu pela primeira vez nesta quinta-feira, 20, no Palácio dos Bandeirantes, para fazer uma retrospectiva das ações desenvolvidas até o momento e definir a nova dinâmica de trabalho. Neste ano, Estado e prefeitura de São Paulo iniciam uma nova etapa de planejamento operacional, ações de divulgação, gerenciamento de projetos e testes. O Grupo de Trabalho que existia até 2010 foi ampliado e conta agora com uma secretaria executiva e com a participação de um maior número de secretarias estaduais e municipais. São 20, no total.

Um dos próximos passos do Comitê é apresentar ao Comitê Organizador Local (COL) a candidatura da cidade de São Paulo a sede do IBC (Centro Internacional de Transmissão dos Jogos) até o dia 31 de janeiro. Conforme determinação do prefeito Gilberto Kassab, o local indicado foi o Parque Anhembi. “O governo do estado e a prefeitura estão comprometidos em trazer para São Paulo a abertura dos jogos, o IBC e o Congresso da FIFA”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Emanuel Fernandes, coordenador do Comitê.

Nas próximas semanas também será lançada a 2ª edição do guia Cidade Base: O potencial do Estado de São Paulo para sediar os Centros de Treinamento das Seleções para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Trata-se de um trabalho pioneiro que reúne as 37 cidades que preencheram os requisitos técnicos (estrutura esportiva e hoteleira) apresentados pelo COL e confirmaram o interesse na candidatura. A expectativa do COL é iniciar as inspeções técnicas nessas cidades a partir da segunda quinzena de fevereiro. Antes disso, serão inspecionados os Campos Oficiais de Treinamento, na capital paulista.

Serão lançados ainda, até o mês de março, o website de São Paulo como cidade-sede da Copa e o portal colaborativo do Comitê Paulista, para que seus representantes acompanhem por meio de uma ferramenta de gestão o desenvolvimento de projetos e ações inerentes à participação de São Paulo no evento. Para o secretário Emanuel Fernandes, é fundamental que o Comitê tenha os macro-objetivos de São Paulo como norte, sinalizando onde quer chegar, auxiliando no levantamento de requisitos, análise de riscos e estratégias de verificação dos planos operacionais propostos. O coordenador salientou ainda a importância da participação de todas as secretarias do governo e da prefeitura, além das entidades de classe e iniciativa privada, que colaborarão de maneira decisiva para o sucesso do evento no Estado.

Os chamados macro-objetivos são: consolidar o Estado como sede de eventos internacionais, garantir nível de excelência na prestação de serviços ao turista e garantir que as obras e projetos representem efetivo legado à população.