Comitê de Blitze encerra festa clandestina com 142 pessoas na zona sul da capital

No local, foram apreendidas máquinas de cartão de crédito e equipamentos de som

sáb, 17/04/2021 - 14h02 | Do Portal do Governo

Fiscalização da Vigilância Sanitária em Eventos Irregulares

O Comitê de Blitze do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo encerrou na madrugada deste sábado (17) uma festa clandestina com 142 pessoas em uma chácara na região de Parelheiros, na zona sul da capital. Os participantes estavam descumprindo o distanciamento social recomendado pelo Centro de Contingência do Coronavírus e também não utilizavam máscara de proteção facial.

Cinco organizadores do evento foram identificados e os representantes dos órgãos que estavam presentes aplicaram as autuações cabíveis, bem como apreenderam máquinas de cartão de crédito e equipamentos de som. A ocorrência foi encaminhada para o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), onde foi registrado um Termo Circunstanciado de infração de medida sanitária preventiva.

Para garantir o cumprimento das determinações estabelecidas pela fase emergencial do Plano São Paulo, as ações de fiscalização têm sido intensificadas em toda capital paulista, inclusive com o reforço de policiais civis e militares no apoio às ações da vigilância sanitária, Procon e demais órgãos de fiscalização.

Entre a sexta-feira (16) e madrugada de sábado (17), a Polícia Militar atuou de forma preventiva na capital, litoral e interior em 28 ações de apoio à Vigilância Sanitária e 1.690 dispersões, flagrando 258 pontos de aglomeração em todo o Estado. Mais de 48 mil veículos foram vistoriados e 103 pessoas foram presas, sendo que 71 eram procuradas pela Justiça.

No mesmo período, a Vigilância Sanitária Estadual inspecionou na capital 22 estabelecimentos. Destes, dois estavam fechados no momento da ação e outros dois foram autuados por promover aglomeração e permitir a presença de frequentadores sem máscaras em seu interior. Os bairros inspecionados foram Jardim Paulistano, Itaquera, Pompeia, Perdizes, Pinheiros, Vila Buarque, Interlagos.

Desde o início do toque de restrição, em 26 de fevereiro, a PM realizou 4.814 operações em todo o Estado. No total, 5.536 mil pessoas foram presas, sendo 3.671 mil procurados pela Justiça. Até 11 de abril, o Procon realizou 7.765 mil fiscalizações com 473 autuações.

Comitê de Blitze

Criado no dia 12 de março, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Comitê de Blitze tem como objetivo reforçar as fiscalizações e o cumprimento das medidas restritivas da fase emergencial e evitar a propagação do coronavírus.

Integram o Comitê agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Covisa (Coordenadoria da Vigilância Sanitária) pela Prefeitura de São Paulo. Pelo Governo do Estado, atuam profissionais da Vigilância Sanitária, Procon e das Polícias Civil e Militar.

Qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-771-3541 e também no site www.procon.sp.gov.br ou pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br, do Centro de Vigilância Sanitária.