Comissão Especial de Bioenergia discute trabalho no setor sucroalcooleiro

Evento reunirá trabalhadores, empregadores, áreas governamentais, universidades e instituições de pesquisas

seg, 03/09/2007 - 16h48 | Do Portal do Governo

Acontece nesta terça-feira (4/9), na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na capital paulista, “Encontro para discutir a formação de recursos humanos na cadeia produtiva de cana e biodiesel e relações do trabalho no setor sucroalcooleiro”.

Estarão reunidos representantes dos cortadores de cana, trabalhadores em usinas, transportes e representantes dos empregadores, áreas governamentais, universidades e instituições de pesquisa. O encontro faz parte das discussões dos grupos participantes da Comissão Especial de Bioenergia do Governo do Estado de São Paulo.

Na abertura, às 14 horas, o secretário de Agricultura, João Sampaio, fala do papel da pasta na discussão da capacitação e no incentivo às políticas agrícolas alternativas para pequenos produtores e profissionalização no setor.

A primeira parte do debate discute a formação de recursos humanos na cadeia produtiva da cana, com a participação de especialistas da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e palestra do pesquisador Carlos Eduardo Fredo, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria.

A segunda parte é sobre relações do trabalho com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e entidades representantes dos empregadores e trabalhadores.

“O objetivo desse primeiro encontro é discutir com a cadeia produtiva alternativas para a capacitação tendo em vista o processo de mecanização da colheita da cana, assim como a profissionalização do setor sucroalcooleiro como um todo”, afirma o secretário João Sampaio.

SOBRE A COMISSÃO – A Comissão Especial de Bioenergia, criada pelo governador José Serra em 24 de abril deste ano, tem como missão orientar a produção da energia limpa e renovável no Estado. Os membros devem apresentar os planos de ação das entidades da administração direta e indireta necessários ao desenvolvimento da bioenergia e toda a sua interface no setor.

O grupo, presidido pelo ex-secretário de Meio Ambiente José Goldemberg, conta também com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Economia e Planejamento, Saneamento e Energia, Agricultura e Abastecimento, Transportes, Meio Ambiente, Emprego e Relações do Trabalho, além de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”).

Um segundo encontro já está programado para o dia 11 de setembro, também na sede da Secretaria de Agricultura. Depois dessas discussões, a Secretaria prepara documento com propostas de ações no âmbito da Comissão Especial de Bioenergia.

Programação:

Dia 4 de setembro

13h30 – Inscrições

14h – Abertura com o secretário João Sampaio

14h15 – Formação de Recursos Humanos na cadeia produtiva de cana-de-açúcar e biodiesel

Palestrante: Carlos Eduardo Fredo – pesquisador do IEA/Apta/Secretaria de Agricultura

14h50 – Comentários sobre a exposição

Mário Otávio Batalha – Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

Nelson de Almeida Prado Hervey Costa – Secretário-adjunto de Emprego e Relações de Trabalho

Representante do Dieese

15h50 – Relações do trabalho no setor sucroalcooleiro e oleaginosas

Palestrante: Marcio Pochmann – presidente do Ipea

Local: Salão Nobre da Secretaria

Avenida Miguel Stéfano, 3.900 – Água Funda – São Paulo/SP

Informações:

Assessoria de Comunicação da Secretaria

Tel.: 11 5067-0069

Euzi Dognani/Adriana Rota

www.agricultura.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(L.M.)