Comissão de petróleo e gás lança relatório de atividades

Encontro apresentou balanço das ações desenvolvidas em 2008

seg, 09/02/2009 - 10h09 | Do Portal do Governo

A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (Cespeg) promoveu na sexta-feira, 6, um encontro para apresentar o balanço das ações desenvolvidas pelos grupos de trabalho e discutir as próximas atividades que estão previstas no calendário da comissão. A reunião também marcou o lançamento do Relatório de Atividades 2008. A publicação traz a definição dos objetivos, metas e cronogramas da conclusão das três primeiras fases de trabalhos da Cespeg.

Um dos principais assuntos debatidos no encontro foi a arrecadação de royalties, com a avaliação de experiências internacionais na aplicação dos recursos e indicações de propostas para avaliar os impactos macro e microeconômicos das atividades petrolíferas. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento está finalizando um estudo junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão vinculado à pasta.

Dentre outros assuntos, a reunião também discutiu a avaliação ambiental estratégica no litoral paulista, os reflexos do plano de negócios da Petrobras no Estado de São Paulo e a elaboração de cursos técnicos específicos nessa área. “Estamos avançando com as entidades parceiras para trazer ao Centro Paula Souza as demandas do mercado de trabalho”, afirmou o coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento e secretário-executivo da Cespeg, José Roberto dos Santos.

As próximas atividades definidas pela comissão serão a realização de dois workshops específicos sobre desenvolvimento energético e marcos regulatórios, além de um encontro final que irá apresentar os resultados obtidos com os workshops.

Relatório de Atividades 2008

Com 30 páginas, a publicação apresenta os resultados preliminares dos três primeiros meses de atuação da Cespeg, descrevendo as atividades desempenhadas pelos nove grupos de trabalho, contemplando as reuniões preparatórias, a definição dos objetivos principais e a realização de sete workshops sobre os temas. Clique aqui para ver o relatório. http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/programas/comissaopgn//files/relatorio_pdf_em_baixa.pdf

A Cespeg foi criada em setembro de 2008, com o objetivo de analisar os efeitos positivos e negativos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo, além de propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.

Coordenada pelo governador José Serra, a comissão trabalha para consolidar a inteligência do petróleo em território paulista, potencializar os benefícios econômicos e sociais das atividades de exploração, atender às demandas da cadeia produtiva, fortalecer o parque industrial para atender essa nova demanda e ampliar a pesquisa tecnológica e de inovação.

A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

Da Secretaria de Desenvolvimento