Comida ultra-processada pode causar epidemia de obesidade, diz estudo da USP

Estudos vão avaliar os tipos de processamento e o impacto potencial deles sobre a dieta e a saúde

ter, 04/09/2012 - 8h24 | Do Portal do Governo

Cientistas do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP estão desenvolvendo estudos para relacionar, a partir de estatísticas comprovadas, o aumento no consumo de alimentos ultra-processados e a epidemia global de obesidade. Os estudos vão avaliar os tipos de processamento e o impacto potencial deles sobre a dieta e a saúde, dentre outros aspectos.

LEIA TAMBÉM
Faculdade de Medicina da USP sedia curso de introdução à obesidade infantil

Segundo o professor Carlos Augusto Monteiro, que coordena o Núcleo e o estudo, a pesquisa ainda está em fase inicial, mas os primeiros levantamentos disponíveis mostram que a “comida pronta” tem tudo para ser uma das maiores vilãs do excesso de peso e doenças associadas.

Por uma série de operações chamadas de processamento, alimentos in natura são convertidos em produtos alimentícios menos perecíveis e cujo consumo requer menos procedimentos culinários. Estes são divididos entre os minimamente processados, os ingredientes culinários em preparações com os minimamente processados e os ultra-processados propriamente ditos.

A presença de aditivos, o volume excessivo de gorduras não saudáveis, açúcar e sódio, além da indução ao sobreconsumo passivo de energia, completam a lista dos malefícios. Alimentos como biscoitos industrializados, salgadinhos, refrigerantes, chocolates, fast food são exemplos de produtos ultra-processados.

Do Portal do Governo do Estado