Comer bem também se aprende na escola

Implantado em 2003, projeto de alimentação saudável integra Ciência na Unesp

ter, 13/03/2007 - 19h20 | Do Portal do Governo

O projeto “Comer bem também se aprende na escola” (CBAE), voltado para a difusão da alimentação saudável na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, é desenvolvido em duas escolas municipais de Presidente Prudente. O intuito da iniciativa é conhecer, estudar e modificar os hábitos alimentares dos escolares, além de avaliar o seu possível impacto sobre as crianças.

Para alcançar tais metas, o projeto, que integra o Programa Permanente de Divulgação da Ciência na Unesp, ou Ciência na Unesp, ligado à Vice-reitoria, busca desenvolver e testar tecnologias de produto e processos. Estes devem contribuir para o controle da obesidade entre os estudantes e promover a diminuição dos riscos de doença cardiovascular e de morte precoce na vida adulta.

Implantado em 2003 na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp, campus de Presidente Prudente, o Programa foi criado para combater problemas como a obesidade infantil, diabetes tipo II e alguns tipos de câncer relacionados com alimentação.

“O Programa surgiu ainda da carência de iniciativas que orientem o hábito alimentar da população escolar do ciclo fundamental, pois esta é a idade de maior eficiência de ensino de educação alimentar”, afirma o coordenador do projeto, Jaime de Oliveira Gomes, docente do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT.

Segundo o docente, o projeto se constitui um avanço da prática e pretende ser extensivo a todas as escolas, principalmente nas áreas de baixa renda. “Comer bem” já atendeu aproximadamente 900 crianças entre 7 e 10 anos de idade matriculadas em escolas de ensino fundamental de Presidente Prudente. Para Gomes, o impacto da ação aumenta quando se considera a participação indireta de suas famílias.

Para implantar o projeto, foram firmadas parcerias com a Direção Regional de Saúde de Presidente Prudente – DIR 16, Secretaria Municipal de Educação e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

O programa educativo consiste inicialmente no treinamento dos professores de primeiras e segundas séries, abordando temas que apresentam conteúdos relacionados à alimentação e hábitos de vida saudáveis.

São utilizadas aulas expositivas e práticas para os professores, além de treinamento com jogos educativos que utilizam temas nutricionais. A ação incentiva a participação ativa da criança no processo de aprendizagem, favorecendo a aquisição de competências na esfera das escolhas alimentares.

Do Portal da Unesp

(R.A.)