É possível comer antes de dormir sem atrapalhar o sono

A alimentação durante o período da noite deve ser pensada com atenção, pois o metabolismo do nosso corpo trabalha mais devagar no fim do dia

qua, 19/09/2018 - 17h26 | Do Portal do Governo

Cada uma com sua importância, todas as refeições do dia têm seu valor. A alimentação durante o período da noite, no entanto, deve ser pensada com atenção. Isso porque o metabolismo do nosso corpo trabalha mais devagar no fim do dia. Por isso, fica a dúvida: o que comer ao chegar em casa depois de mais um dia cansativo de trabalho?

Essa é uma questão para muitos brasileiros que possuem a vida corrida com estudos e trabalho, como Abner Prado, que estagia pela manhã e estuda Direito à noite. “Chego em casa tarde com fome e acabo comendo muito e comidas pesadas. Percebo que acordo no dia seguinte indisposto e com sono”, revela.

“Uma vez que o café da manhã deve ser a refeição mais energética e fornecer energia para as nossas atividades durante o decorrer do dia, devemos pegar mais leve à noite”, recomenda a nutricionista do Hospital das Clínicas da FMUSP, Karin Klack.

Se a diferença entre o jantar e a hora de dormir for de três horas, é bom fazer um lanche noturno. É recomendado ingerir alimentos com pouca gordura e fácil absorção. Melhor ainda se tiver um efeito calmante, como os chás de camomila e erva-doce ou um suco de maracujá.

A nutricionista recomenda outros alimentos que são excelentes para provocar a sensação de saciedade, como a melancia e o tofu. O suco de limão também é recomendado para inibir a vontade de comer algo doce, uma vez que satura as papilas gustativas que estão no comando da fome.