Comemore o aniversário de São Paulo em um Museu estadual

Equipamentos culturais paulistas oferecem programação especial

qui, 21/01/2016 - 20h52 | Do Portal do Governo

Que tal celebrar os 462 da cidade de São Paulo em um Museu? Saiba que vários equipamentos culturais estão com uma programação especial em diversos pontos da cidade.

Dentre as opções, há exposições de arte, contação de histórias, debates, música, cinema, gastronomia e jogos infantis. Destacam-se a abertura do Museu Catavento na segunda-feira, 25, com atrações especiais para a data.

Confira a programação:

Museu Afro Brasil
Haverá uma programação especial no dia 23 de janeiro, a partir das 11h, com entrada gratuita. O evento reúne a abertura das exposições: “Louça Fina”, de Fernando Ribeiro e “Cúmulo”, do também artista plástico Caíto. Além do lançamento do livro “100 anos de feiras livres na cidade de São Paulo” edição da Via Impressa Edições de Arte, dos autores Antônio Hélio Junqueira e Marcia da Silva Peetz, que resgata a memória dos primeiros 100 anos de existência formal das feiras livres na cidade de São Paulo – comemorados em 2014 – contemplando sua evolução histórica e lançando um olhar sobre o futuro destes equipamentos paulistanos de abastecimento.

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10 (acesso pelo portão 3)
São Paulo / SP – 04094 050
Tel.: 55 11 3320-8900
Site: www.museuafrobrasil.org.br 

Museu do Futebol
O espaço trará, das 10h às 17h, nos dias 23 e 24 de janeiro, um piquenique e visita monitorada no Estádio do Pacaembu, além de brincadeiras como amarelinha, corda, elástico, bolha de sabão.

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/nº – Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – São Paulo-SP
Estação Clínicas do Metrô (1,5 km)
Tel.: (11) 3664-3848
Site: http://www.museudofutebol.org.br/

Casa Mário de Andrade
Localizado na Barra Funda, o espaço promoverá um debate com o tema “São Paulo, comoção da minha vida”, no dia 23 de janeiro, das 15h30 às 17h30, com Marina Person e Pascoal da Conceição. O público também terá espaço para falar de sua relação afetiva com a cidade de São Paulo.

Museu Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda 
Fone: 11 3666 5803

Museu Casa Guilherme de Almeida
A Casa Guilherme de Almeida, inspirada na paixão que o artista homônimo mantinha pela cidade de São Paulo – ele, junto com Wasth Rodrigues, criou brasão da cidade – realizará uma visita temática ao acervo da casa, no dia 23 de janeiro, às 14h.

Museu Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Museu da Casa Brasileira
No domingo 24 de janeiro, o Museu realizará a ‘Oficina de Calçada’ com o arte-educador Marcos Gorgatti. A atividade propõe a construção de uma calçada a partir da identidade criada para pisos da cidade de São Paulo por Mirthes dos Santos Pinto, em 1966 (as famosas calçadas paulistanas que interpõem imagens preto e brancas do mapa do Estado). As inscrições são gratuitas, têm vagas limitadas e podem ser feitas por e-mail 

(agendamento@mcb.org.br) ou telefone (11) 3026-3913/ 3032-3727.

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Site: http://www.mcb.org.br/pt-BR

Pinacoteca
O Museu organizou uma programação especial para o dia 25 de janeiro, a partir das 10h. Nesta data, a entrada será gratuita nos dois prédios (Pinacoteca e Estação Pinacoteca) e bikes e food trucks ocuparão todo o estacionamento do edifício da Praça da Luz. Na mesma data, será exibido filmes nacionais e acontece a abertura da exposição ‘Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo’, seguindo as comemorações que marcam o aniversário de 110 anos da Pinacoteca.

Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 02
Site: www.pinacoteca.org.br

Museu da Imigração
No dia 24 de janeiro, haverá a atividade São Paulo na ponta do lápis, programação livre para todas as idades, a partir das 10h. Uma parceria com o coletivo Desenho em qualquer canto convida o público a registrar suas percepções da arquitetura e entorno do museu em desenhos de observação, numa celebração criativa dos 462 anos da cidade de São Paulo. Às 15h, o Museu receberá uma apresentação da Orquestra na Rua, com mais de 50 músicos eruditos.

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo.
Site www.museudaimigracao.org.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Nos dias 23 e 24 de janeiro, às 14h, o Museu de Arte Sacra de São Paulo fará uma visita temática com oficina de tijolos de adobe. A ideia é que os participantes entendam uma das técnicas construtivas utilizadas na feitura do edifício, remanescente do período colonial. Os tijolos serão produzidos pelos participantes e poderão ser customizados e levados como lembrança do 462º Aniversário de São Paulo. Inscrições pelo e-mail educativo@museuartesacra.org.br. Atividade gratuita e livre para todos os públicos.

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Av. Tiradentes, 676 – Luz | Metrô Tiradentes
Site: http://museuartesacra.org.br/

MIS
Na nona edição do projeto Conexão Cultural São Paulo, o Museu da Imagem e do Som – MIS reunirá, no dia 25 de janeiro, chefs, músicos, oficineiros, dançarinos, artistas plásticos (provenientes do Haiti, Congo, Togo e de países árabes) de maneira interativa e criativa, comemorar o aniversário da cidade e a inclusão de novas culturas para a cidade de São Paulo. Com o tema São Paulo Sem Fronteiras, as atividades serão gratuitas.

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel.: (11) 2117 4777
Site: www.mis-sp.org.br

Catavento Cultural
O Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia, montou uma programação para lá de especial para divertir a garotada e toda a família, no dia 25 de janeiro, a partir das 9h. Entre as atrações estão atividades recreativas com jogos e brincadeiras, no espaço Verão Nick; oficina construção de mini terrário; jogos para mostrar as diferentes fases de vida das Borboletas, além de cinema 3D “Caminhando com Dinossauros” e shows de ciências com diversas experiências emocionantes.

Catavento Cultural
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.
Telefone: 11 3315-0051.
Site: www.cataventocultural.org.br

Do Portal do Governo do Estado