Comemoração do centenário da imigração japonesa segue até dezembro

Programação inclui ações de Educação e Cultura

qui, 17/07/2008 - 13h53 | Do Portal do Governo

A passagem do príncipe herdeiro japonês Naruhito pelo Brasil, no mês passado, marcou a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, mas não o fim das ações em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao nosso país. Por esse motivo, o grupo de trabalho inter-secretarias responsável pela elaboração do calendário estadual se reuniu na quarta-feira, 16, no Palácio dos Bandeirantes.

Ações como o programa Viva Japão, da Secretaria da Educação, que promove o contato dos alunos da rede pública estadual com a cultura japonesa, prosseguem até o mês de dezembro. Outro programa da Educação, a inclusão dos filhos de dekasseguis que retornam ao Brasil na rede pública estadual de ensino, não têm data para terminar.

Também estão previstas para os próximos meses ações da Secretaria da Cultura, especialmente no interior do Estado; lançamento de publicações, pela USP; a realização de um simpósio no Instituto Butantan; e oficinas de arte da cultura japonesa nos Palácios do Governo. 

Na reunião, o assessor especial para assuntos internacionais, José Roberto de Andrade Filho, que coordena as ações em comemoração ao Centenário da Presença Japonesa do Estado, manifestou o desejo de tornar permanente o grupo de trabalho, criado especialmente para as comemorações do centenário. “É importante manter esse tipo de organização. Podemos fazer um trabalho permanente de cooperação e cultura no Estado”, afirmou.

Cíntia Cury

(I.P.)