Começou hoje a 15ª Agrishow Ribeirão Preto

A Agrishow acontece de 28 de abril a 03 de maio

seg, 28/04/2008 - 21h47 | Do Portal do Governo

Durante a abertura oficial da 15ª Agrishow Ribeirão Preto, as autoridades se pronunciaram sobre a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica da produção agrícola. Com o auditório da feira lotado com cerca de 400 pessoas, o ex-ministro da agricultura e presidente do Conselho Consultivo da Agrishow, Roberto Rodrigues, abriu os trabalhos. A Agrishow acontece de 28 de abril a 03 de maio.

Durante seu pronunciamento, Rodrigues afirmou que esta edição da feira ocorre num momento diferenciado, quando o mundo vive o desequilíbrio entre oferta e demanda de alimentos e que é preciso explicar o que está acontecendo. “O aumento dos custos de produção, demanda crescente no mundo e safras frustradas devido à adversidades climáticas provocaram este desequilíbrio”, afirma.

O secretário João Sampaio disse em seu discurso que é preciso esclarecer esta falsa dicotomia que tentam criar entre produção de alimentos e energia combustível. “No Brasil, isto não existe, temos expectativa de safra recorde de grãos, continuamos a ser os maiores produtores de açúcar e álcool. A produção de etanol a partir da cana é mais do que viável e a área brasileira ocupada com a cultura representa 7 milhões de hectares, nem 5% do universo total de cultivo no país”.

Ele apresentou também o grande desafio de São Paulo, o qual prepara um projeto de Integração Lavoura –Pecuária. “Temos hoje 9,7 milhões de hectares ocupados com pastagens, podemos ter 30% desta área com integração de grãos, ampliamos nossa produção e permanecemos com o mesmo rebanho e quantidade de carne produzida”, explica ele. O projeto deve contar com a parceria entre os institutos de pesquisa da Secretaria e o setor produtivo.

Na abertura, também estiveram presentes: o presidente da Câmara,Arlindo Chinaglia, o prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini, o homenageado da Feira, o ex-ministro Alysson Paulinelli, e outras autoridades.

Da Secretaria de Agricultura

(M.C.)