Começam os testes com o ônibus a etanol

O Brasil é o primeiro país das Américas a utilizar o combustível

qua, 19/12/2007 - 18h45 | Do Portal do Governo

Começam nesta quinta-feira, 20, às 10 horas, os testes com o ônibus movido a etanol no Corredor Metropolitano da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). O Brasil é o primeiro país das Américas a ter o ônibus movido a etanol em circulação pelo Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável).

O projeto conta com o apoio da União Européia e é coordenado, no país, pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), da Universidade de São Paulo (USP).

A primeira viagem, a partir do Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo, contará com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, do presidente da EMTU/SP, José Ignácio Sequeira de Almeida, do professor José Roberto Moreira do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa) da USP, que é o idealizador e coordenador do projeto no Brasil, e do diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), José Aquiles Baesso Grimoni, representando a reitora da Universidade de São Paulo.

Serviço

Evento: Início dos testes com o ônibus a etanol

Data: 20/12/2007

Horário: 10 horas

Local: Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo

Rua Domingos Ballotin, s/nº – Centro – São Bernardo do Campo – SP