Começam nesta terça atividades do programa Cultura é Currículo

Alunos visitarão instituições culturais parceiras do projeto Lugares de Aprender

ter, 20/04/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

As ações do Programa Cultura é Currículo deste ano começam nesta terça-feira, 20, com as visitas dos alunos da rede de ensino estadual às instituições culturais parceiras do projeto Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, um dos eixos do programa Cultura é Currículo. Até o fim do ano, em todo o Estado, a estimativa é de que 550 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede estadual participem das visitas, que têm transporte e lanche inclusos. O projeto, que teve início em 2008 com 26 instituições parceiras, conta neste ano com a parceria de 121 instituições e um investimento de R$ 13 milhões.

Somente no interior, o projeto deve beneficiar cerca de 230 mil estudantes, que neste ano têm a oportunidade de conhecer 20 novos destinos, como o Observatório Didático de Astronomia de Bauru, o Museu de Anatomia da UNESP de Botucatu, o Museu de Paleontologia de Marília, e a Casa de Cultura Euclides da Cunha, em São João da Boa Vista.

Os espaços incluídos na programação 2010 para o interior são resultado de novas parcerias firmadas pela secretaria com prefeituras, instituições culturais e secretarias municipais, como a ampliação da parceria com o Sesc São Paulo. A instituição tem vasta programação cultural em unidades na Capital e Grande São Paulo (Interlagos, Itaquera, Pinheiros, Pompéia, Santo André, Vila Mariana) e também no interior (Araraquara, Bauru, Bertioga, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Taubaté). “As visitas proporcionadas têm despertado grande interesse nos alunos. A interação com museus, teatros, cinemas e casas de cultura torna mais atrativa a associação com o conteúdo visto na escola”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

No ano passado, 2.631 escolas de 61 diretorias de ensino (da Capital, Grande São Paulo e Interior) participaram do Lugares de Aprender, que atendeu cerca de 260 mil alunos, em parceria com 112 instituições culturais. Foram investidos cerca de 6,3 milhões (referente a transporte e lanche para os alunos).

Em maio terão início as atividades dos projetos Escola em Cena, que leva alunos da rede estadual para assistir peças teatrais, e Cinema Vai à Escola, que consiste na exibição de filmes dentro das escolas. Todas as ações do Cultura é Currículo são desenvolvidas com base na grade curricular da rede estadual a fim de aprimorar a aprendizagem dos alunos.

Programa Cultura é Currículo

Implantado desde 2008, o Programa Cultura é Currículo é o maior programa brasileiro de cultura para estudantes, inserido na proposta curricular, com o objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, com visitas a espaços culturais como museus; Escola em Cena, que leva alunos para teatros; e Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes dentro das unidades.

No ano passado, a secretaria investiu cerca R$ 8,4 milhões no programa, que levou um público estimado em 330 mil pessoas, entre alunos e educadores, a diversas atividades culturais na Capital, Grande São Paulo e interior do Estado. O transporte e a alimentação dos estudantes são custeados pela secretaria.

Da Secretaria da Educação