Começam inscrições para Time do Emprego no Poupatempo Ribeirão Preto

Oficina gratuita oferece 150 vagas somente para este primeiro trimestre

qua, 04/01/2012 - 8h00 | Do Portal do Governo

Há oito meses, as funcionárias do Poupatempo Ribeirão Preto que hoje atuam como facilitadoras do Time do Emprego, constataram que as dificuldades que os cidadãos que se cadastravam na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Poupatempo em busca de vagas enfrentavam, geralmente, eram devido à falta de preparo para lidar com entrevistas ou assumir uma postura profissional.

Assim, elas se tornaram facilitadoras do programa Time do Emprego e hoje já contam com uma taxa total de 54% de recolocação dos participantes no mercado de trabalho. Ou seja, dos 171 integrantes das oficinas já concluídas em 2011 no Poupatempo, 93 conseguiram um emprego. O Posto já está no sétimo Time do Emprego, que termina agora em 10 de janeiro.

A ação se dá por meio de oficinas e reuniões em grupo e pela troca de experiências, com a ajuda das facilitadoras que buscam preparar o candidato com técnicas para que ele alcance a oportunidade que lhe interessa. Os temas desenvolvidos vão desde a preparação do currículo até como se portar durante uma entrevista de emprego.

Oficinas 2012

As inscrições para a primeira turma começaram nesta segunda, 2, e devem ser feitas pessoalmente na Secretaria do Emprego (Sert) do Poupatempo Ribeirão Preto, até o dia 12. São somente 30 vagas para cada turma.

Para este primeiro trimestre estão disponíveis as duas modalidades de oficinas: o Time do Emprego (1 turma), para quem tem mais de 16 anos, e o Time Jovem (4 turmas), para quem tem de 16 a 18 anos e busca o primeiro emprego. Confira as datas de realização dos Times e os prazos para inscrições:

Time Jovem (6 encontros em cada turma)
1ª Turma – de 16 a 30 de janeiroinscrições até 12/01
2ª Turma – de 01 a 13 de fevereiroinscrições até 30/01
3ª Turma – de 27 de fevereiro a 09 de marçoinscrições até 23/02
4ª Turma – de 14 a 25 de marçoinscrições até 10/03

Time do Emprego (12 encontros)
1 Turma – de 17 de janeiro a 10 de abrilinscrições até 13/01

A facilitadora do Poupatempo, Ana Paula Luz, conta que “fazer parte de um programa como esse é fazer parte da história de cidadãos que muitas vezes já não enxergavam mais possibilidades em suas vidas, estavam desacreditados e não conseguiam nem sequer notar suas próprias habilidades.”

O Time do Emprego é um programa do Governo do Estado destinado a pessoas que procuram trabalho, emprego ou renda, e tem como principal objetivo ajudar os participantes a darem os passos certos para a obtenção de um emprego compatível com suas habilidades e qualificação profissional.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado que, desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, já prestou mais de 304 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 30 unidades de atendimento instaladas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior.

Do Poupatempo