Começam campanhas de vacinação contra meningite e segunda etapa da gripe A H1N1

Cerca de um milhão de crianças menores de dois anos receberão a vacina contra meningite e 3,68 milhões de pessoas serão imunizadas contra gripe A H1N1

seg, 22/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Começam nesta segunda-feira, 22, as campanhas de vacinação contra a meningite e a segunda etapa da gripe A H1N1. Cerca de um milhão de crianças menores de dois anos de idade deverão receber a vacina pneumocócica 10-valente que será distribuída gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é proteger as crianças contra uma bactéria causadora de infecções respiratórias, especialmente meningites e pneumonias, além de otites agudas. Para saber mais sobre esta campanha, clique aqui.

Já contra a gripe A H1N1 deverão ser imunizadas aproximadamente 3,68 milhões de pessoas do Estado de São Paulo. Nesta nova fase serão vacinadas gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos e pacientes portadores de doenças crônicas menores de 60 anos (veja abaixo a relação de doenças) Os idosos com 60 anos ou mais serão vacinados em outra fase, a partir de 24 de abril.

As gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a um ano e onze meses e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses. A segunda dose será aplicada 30 dias após a primeira.

Durante a campanha as pessoas terão à disposição 3.800 pontos de vacinação em todo o Estado, localizados nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A recomendação é que as pessoas levem a caderneta de vacinação.

“Essa é a maior campanha de imunização que o Estado de São Paulo já realizou. O objetivo é imunizar as faixas da população que no ano passado apresentaram mais conseqüências graves depois de contaminados pelo vírus da gripe A”, explica o secretario da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Etapas

Na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. De 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.

Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:

1 – Doença Respiratória Crônica (ex. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Grave)

2 – Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. Cardiopatias congênitas, Insuficiência cardíaca, pacientes com seqüelas por Febre reumatóide)

3 – Doença Cerebrovascular (ex. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)

4 – Doença Neurológica (ex. Paralisia cerebral, distrofia muscular)

5 – Doença Hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)

6 – Doença Renal Crônica (ex. Paciente com insuficiência renal crônica em diálise)

7 – Doença Metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III – antiga obesidade mórbida)

8 – Doença Hematológica (ex. anemia falciforme)

9 – Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, Câncer)

10 – Outras condições (ex. Síndrome de Down)

Da Secretaria da Saúde