Começam as obras de ampliação do Sistema Alto Tietê

A ampliação da estação beneficiará toda a população atendida pelo Sistema Produtor Alto Tietê

qua, 11/02/2009 - 9h12 | Do Portal do Governo

A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, fará nesta quarta-feira, 11, às 15 horas, visita técnica para marcar o início das obras de ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê. A secretaria estará acompanhada pelo presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, e de técnicos da Sabesp, para a inspeção do início dos trabalhos na estação de tratamento de água – ETA – Taiaçupeba, localizada em Suzano.

A ampliação da estação beneficiará toda a população atendida pelo Sistema Produtor Alto Tietê, que é responsável pelo fornecimento de água para cerca de 15% da população da Região Metropolitana de São Paulo, mais de 2,7 milhões de habitantes. A vazão da Região Metropolitana (de todos os sistemas produtores) é de 65.6 metros cúbicos por segundo.

A ETA será ampliada de 10 mil para 15 mil litros por segundo. As obras de ampliação da ETA fazem parte do primeiro contrato assinado pela Sabesp na modalidade PPP para obras de abastecimento de água. Em junho do ano passado, a Sabesp e a CabSpat, empresa formada pela Galvão Engenharia S/A e Companhia Águas do Brasil (CAB Ambiental), efetivaram a parceria.

Além da ampliação da ETA, no prazo de dois anos, a parceria prevê a construção de 17,7 Kmde adutoras de 400 a 1.800 mm, quatro reservatórios com capacidade total de 70 milhões de litros, tratamento e disposição final do lodo dos decantadores e a manutenção eletromecânica, de barragens e serviços auxiliares de adução e entrega.

O contrato de 15 anos de concessão de serviços da PPP Alto Tietê prevê investimentos no valor de R$ 300 milhões e melhorias em instalações que impliquem o aumento da eficiência energética e redução de custos.

Complementa a ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê a remoção da empresa Manikraft, indústria de papel e celulose que ocupava a área de ampliação da represa de Taiaçupeba. O processo de remoção da indústria de papel e celulose tramitava na Justiça havia 30 anos. Além da retirada da empresa, o DAEE, a Sabesp, a CDHU e a Prefeitura de Suzano estão realizando, desde o ano passado, a remoção negociada de 741 famílias residentes na área de inundação.

Da Sabesp