Começa última etapa da reforma do Palácio dos Campos Elíseos

Edifício data do final do século XIX e é representante do período de industrialização e urbanização de São Paulo

qua, 10/07/2013 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura iniciou no mês de junho a etapa final da reforma do Palácio dos Campos Elíseos, que receberá investimentos estimados em R$ 15 milhões. A proposta é transformar o local em uma instituição museológica.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O edifício data do final do século XIX e é representante do período de industrialização e urbanização da cidade de São Paulo. A ideia é adequar o Palácio à visitação pública, incluindo uma exposição de longa duração com obras da sua coleção original, além de espaços para exposições temporárias com obras provenientes de outros museus do Governo do Estado.

A obra deverá durar pelo menos 18 meses. O prazo pode ser ajustado durante o serviço, já que o edifício é tombado.

História

Em 1911, o palacete foi adquirido pelo Governo do Estado para ser a residência oficial do governador, então denominado presidente do Estado, passando a ser denominado de Palácio dos Campos Elíseos.

Foi comprado com a mobília, alfaias e espelhos que já o decoravam. Entre 1921 e 1965, foi sede do Governo do Estado, passando a ser, além de residência, espaço para os despachos de presidente.

As peças provenientes da coleção original do Palácio dos Campos Elíseos estão sendo conservadas pela Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo desde 2006.

Do Portal do Governo do Estado