Começa treinamento dos funcionários do Poupatempo Caraguatatuba

Novo posto terá capacidade para realizar mais de 59 mil atendimentos por mês

seg, 27/09/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Começa nesta segunda-feira, 27, a primeira etapa do Programa de Formação e Capacitação dos funcionários do Poupatempo Caraguatatuba. Dividido em quatro módulos, o treinamento terá a duração de aproximadamente um mês.

Participam do treinamento 95 profissionais, que atuarão junto ao posto, sejam eles funcionários públicos ou contratados pelo consórcio vencedor da licitação para implantação e gestão do Poupatempo Caraguatatuba.

Confira as etapas da capacitação:

Conceitual – discorre sobre “Ética, Cidadania e Qualidade de Atendimento na Função Pública”; “Programa Poupatempo: Conceitos e Estrutura”; “Diretrizes, Princípios e Padrão Poupatempo”; apresenta os órgãos e serviços que estarão disponíveis no Poupatempo, bem como os instrumentos de gestão do atendimento e da informação (Ouvidoria e Sistema de Informação à População), recursos de teleinformática, gestão de contingências e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Serviços – treinamento específico para os serviços dos respectivos órgãos onde os profissionais ficarão alocados. Muitos dos funcionários serão treinados em mais de um serviço, são os chamados multitarefa.

Comportamental – aborda a “Excelência no Atendimento ao Cidadão”.

Visita Monitorada – Conhecer em detalhe todo o funcionamento do Posto Poupatempo; procedimentos; padrão Poupatempo; administração de contingências; relacionamentos com os órgãos.

Implantação da unidade 

O Poupatempo Caraguatatuba está sendo instalado em área de 1.800 m² na Avenida Rio Branco, 955, Indaiá. Sua implantação já tem concluídos os serviços estruturais e de cobertura do edifício. Estão em andamento as instalações elétricas, hidráulicas e acabamento de suas alvenarias e pisos para a posterior montagem do posto.

No novo posto, estarão disponíveis mais de 50 serviços públicos presenciais e dois mil eletrônicos, oferecidos por seis órgãos: IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo); SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho); Acessa São Paulo; e-poupatempo e Banco do Brasil.

Com capacidade para realizar cerca de 2.700 atendimentos diários e mais de 59 mil mensais, a unidade deve atender mais de 279 mil habitantes, residentes em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Programa Poupatempo 

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrada pela Prodesp – Tecnologia da Informação.

Da Secretaria de Gestão Pública