Começa temporada da peça “Alvorada para a Vida” na Baixada Santista

Patrocinada pelo Banco Nossa Caixa, a montagem já foi vista por mais de 60 mil espectadores em cerca de 70 cidades do interior

sáb, 08/11/2008 - 10h54 | Do Portal do Governo

A temporada da peça “Alvorada para a Vida” na Baixada Santista começa neste sábado, 8, em Praia Grande. Dirigida por Eduardo Ribas, a montagem é uma iniciativa do Grupo Anima de Teatro, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e com o patrocínio do Banco Nossa Caixa. O espetáculo retrata a rotina e as dificuldades dos policiais militares do estado. As encenações prosseguem em finais de semana de novembro em Praia Grande e Santos, com exceção dos dias 15 e 16. A última apresentação será em Santos, no domingo, 30.

A peça é parte do projeto de mesmo nome, em vigor há mais de dez anos, voltado para os policiais militares com o objetivo de integrar a comunidade profissional e seus familiares. A montagem retrata a trajetória destes profissionais desde o ingresso no Centro de Formação de Soldados até a passagem para a reserva. O enredo traz à tona problemas do cotidiano, como a convivência familiar e a perda de um colega de trabalho.

“Embora o texto seja focado em uma profissão específica, o público geral aprecia bastante, pois tratamos de questões universais”, afirma o diretor. Desde a primeira apresentação, em março de 2006, o espetáculo foi visto por mais de 60 mil espectadores em cerca de 70 cidades do interior paulista, além de Florianópolis, Curitiba e Maringá. A entrada das apresentações é um quilo de alimento não perecível. A arrecadação obtida em cada cidade é doada a instituições de caridade locais.

Fundado na década de 80, o Grupo Anima de Teatro é parceiro da polícia militar desde 1999 e já recebeu premiações como a outorga da medalha Brigadeiro Tobias – condecoração máxima da Polícia Militar do estado de São Paulo – e da Comenda Sesquicentenário da Polícia Militar do estado do Paraná.

Sinopse

Em busca de seus ideais, o soldado Gabriel sonhava em seguir os passos do pai, o sargento Arruda, e se tornar um policial, mesmo que, para isso, tivesse de enfrentar obstáculos e preconceitos de amigos e familiares. Ao ingressar na corporação, ele observa o desejo de sua colega Soraia de trabalhar como soldado após uma experiência temporária no posto. O jovem rapaz também se confronta com a busca incessante pela estabilidade financeira do aluno Gonçalves.

Gabriel não é o único que lida com dificuldades. Com a morte da esposa, o tenente Elias, instrutor do Centro de Formação da Polícia Militar, precisa conciliar o trabalho com a educação da filha Bruna, que cobra constantemente a presença do ocupado pai. Por outro lado, o sargento Arruda, prestes a se aposentar, terá mais tempo com a família quando conseguir superar a mudança e adaptar-se à nova vida. Independentemente do momento que cada um deles vive na carreira, todos enfrentaram a perda de um colega de trabalho.

Ficha Técnica

Elenco: Aline Vieira (Bruna), Carla Ribeiro (soldado Lima), Clau Cicotosti (Laura), Cristiane Poveda (viúva), Edson Torini (sargento Arruda) Edu Ribas (tenente Elias), Juliana Fávero (aluna soldado Soraia), Lucas Logan (aluno soldado Gonçalves), Natália Gama (Nicole), Maria Chiesa (Carmela / Nair), Rodrigo Savini (aluno soldado Gabriel), Tatiana Araújo (Socorro / Isabel). Iniciativa: Polícia Militar do Estado de São Paulo (DP – Diretoria de Pessoal e CASJ – Centro de Assistência Social e Jurídica) e GAT – Grupo Anima de Teatro. Texto e Direção: Edu Ribas. Elenco: Grupo Anima. Sonoplastia: Sérgio Yamamoto. Apoio Técnico: Sargento Alves.

Iluminação: Edu Ribas. Op. De Luz: Alexia Linhares. Op. De Som: Grupo Anima de teatro. Figurino: Polícia Militar de São Paulo e Grupo Anima.

Produção: Eduardo Ribas e Rodrigo Savini. Duração do Espetáculo: 80 minutos

 

Serviço

“Alvorada para a Vida” – Temporada Baixada Santista

 

Dia 08 Novembro, às 20h.

Colônia do Sindicato dos Empregados do Comércio.

Endereço: Avenida Guilhermina, 240, Jardim Guilhermina, Praia Grande – SP.

Entrada: um quilo de alimento não perecível.

 

Dia 22 de Novembro, às 20h.

Colônia do Sindicato dos Empregados do Comércio.

Endereço: Avenida Guilhermina, 240, Jardim Guilhermina, Praia Grande – SP.

Entrada: um quilo de alimento não perecível.

 

Dia 23 de Novembro, às 17h.

Colônia do Sindicato dos Empregados do Comércio.

Endereço: Avenida Guilhermina, 240, Jardim Guilhermina, Praia Grande – SP.

Entrada: um quilo de alimento não perecível.

 

Dia 29 de Novembro, às 20h.

Sesc Santos

Endereço: Rua Vergueiro Steidel, 300, Aparecida (entre os canais cinco e

seis), Santos – SP.

Entrada: um quilo de alimento não perecível.

 

Dia 30 de Novembro, às 17h.

Sesc Santos

Endereço: Rua Vergueiro Steidel, 300, Aparecida (entre os canais cinco e seis), Santos – SP.

Entrada: um quilo de alimento não perecível.

 

Do Banco Nossa Caixa

(I.P.)