Começa semana do arrastão contra a dengue

Ação mobilizará 20 mil agentes de saúde até sábado ,22

seg, 17/11/2008 - 10h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde promove uma semana especial de atividades para combater a dengue. Cerca de 20 mil agentes foram mobilizados, em parceria com os municípios, para fazer varredura pelo Estado e remover possíveis focos do mosquito Aedes aegypti,  transmissor da doença.

O objetivo é alertar a população paulista e evitar  que a dengue retorne com força no verão.  Na capital, cerca de 60 integrantes do Esquadrão Anti-Dengue da  Secretaria estão no bairro do Ipiranga nesta segunda-feira para o arrastão. Eles fazem parte de uma equipe especial da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria, que auxilia os municípios no controle da dengue.

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, serão realizadas visitas casa a casa, distribuição de panfletos, vistoria de terrenos, cata-bagulho, instalação de toucas em caixas d’água e orientação da população.

Por todo o Estado, estão programadas diversas atividades, com foco  principal para a remoção dos chamados materiais inservíveis, como latas,  frascos, garrafas, plásticos, entulhos e pneus velhos, que podem servir de  “abrigo” para o mosquito da dengue. Haverá, ainda, panfletagens,  pedágios, teatros, oficinas, palestras e outras atividades para prevenir a  proliferação do mosquito, evitando que os paulistas sejam infectados pelo vírus da dengue no próximo ano.

Cerca de 500 cidades paulistas foram mobilizadas para a semana estadual. O tipo de atividade de cada município foi definido pelas secretarias municipais de saúde, conforme as necessidades locais. Alguns municípios já desencadearam as ações no início de novembro, e outras farão atividades até o final deste mês.

“Esse é um trabalho fundamental de mobilização para que o Estado de São Paulo consiga conter a dengue durante o período de calor e de chuvas. Com o apoio da população esperamos vencer mais uma batalha na guerra contra o mosquito”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Ao longo do inverno e primavera a Secretaria apoiou os municípios no trabalho de remoção de larvas e ovos do Aedes aegypti e em ações para eliminar o mosquito adulto em locais houve transmissão da dengue no período de frio. Cerca de 1,1 mil agentes foram contratados pelo governo do Estado para a Operação de Inverno.

Usuários de celular receberam 4 milhões de torpedos por celular com mensagens de alerta de combate à dengue, e seis milhões de panfletos foram distribuídos à população. 

De janeiro a outubro foram registrados no Estado 7.165 casos de dengue, o que representa uma queda de 92,1% na comparação com o mesmo período de 2007, quando houve 90.353 ocorrências nos municípios.

Da Secretaria da Saúde