Começa operação contra fumaça preta de veículos a diesel

Já no primeiro dia do megacomando realizado em 22 pontos de grande circulação, 1.201 motoristas foram autuados; ação vai até setembro

seg, 22/06/2015 - 19h23 | Do Portal do Governo

Em função da chegada do inverno, a Secretaria do Meio Ambiente e a Cetesb iniciaram quinta-feira, 18, a Operação Inverno 2015, que consiste em fiscalizar a emissão de fumaça preta por parte de veículos movidos a diesel. A estação mais fria do ano apresenta condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos poluentes.

E já no primeiro dia do megacomando, realizado em 22 pontos de grande circulação no Estado, motoristas de 1.201 veículos a diesel que lançavam no ar fumaça preta em excesso foram autuados, de um total de 42.941 fiscalizados. Nos pontos de fiscalização estavam fixados banners e faixas alusivas à ação, com distribuição de panfletos para conscientizar os motoristas.

Está previsto outro megacomando durante a Operação Inverno 2015, que deve se estender até o início de setembro. Acontecerá também uma campanha de conscientização dos motoristas no dia 8 de julho no Ceagesp-SP. A multa estipulada aos infratores é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESPs), correspondente a R$ 1.275,00.

Do Portal do Governo do Estado