Começa o vencimento do IPVA 2000

nd

ter, 04/01/2000 - 18h47 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 10, começa o vencimento do IPVA 2000, para o pagamento em parcela única, com desconto de 3,5% ou o recolhimento da primeira parcela. No dia 10, vence o prazo para os veículos com placa de final 1; no dia 11 para os de final 2; no dia 12 para os de final 3 e assim sucessivamente.
O imposto com a guia poderá ser pago já a partir do recebimento do documento em casa, em um dos 39 bancos conveniados com a Secretaria da Fazenda ou nas casas lotéricas. Caso o contribuinte não receba a guia em casa, ele poderá emiti-la pela intenet, no site da Fazenda, ou nas agências da Caixa Econõmica Federal. As casas lotéricas do Estado de São Paulo também estarão fornecendo disquetes (mediante troca) para a emissão de guias.
Já o pagamento sem a guia poderá ser feito nos guichês de bancos com a apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); em terminais de auto-atendimento; através de débito agendado; home office banking; e sistema fácil-fácil.
Os proprietários que fizerem o pagamento total à vista terão desconto de 3,5%. No caso de veículos zero quilômetro o desconto é de 3%. Como nos anos anteriores, o pagamento do IPVA poderá ser parcelado em três vezes, mas sem o desconto, em janeiro, fevereiro e março. Também poderá ser feito, em fevereiro, em parcela única, sem desconto, obedecendo o prazo para cada final de placa.
O proprietário que pretende parcelar o pagamento não poderá perder o prazo. Se não for feito o recolhimento da primeira parcela na data do vencimento, ficará cancelado o parcelamento. O IPVA pago com atraso será acrescido de multa de 20% mais juros de mora calculados pela variação da taxa Selic (até o ano de 1999, o juro era de 1% ao mês).
Ao receber em casa a guia de recolhimento do IPVA, o proprietário receberá também o boleto para o pagamento do Seguro Obrigatório(DPVAT), que terá o vencimento em fevereiro, coincidindo com a 2ª parcela ou a única sem o desconto. Importante: o pagamento do seguro não está vinculado ao recolhimento do IPVA.
A tabela de valores do IPVA está disponível no site da Fazenda (http://www.fazenda.sp.gov.br). Para acessá-la, basta entrar no site, clicar no 5º item à esquerda da página (download), virá uma nova página e então clicar no 8º item, que aparecerá a tabela. No site também é possível emitir guias do IPVA, dos últimos cinco anos, guias GARE-DR, MILT e DPVAT. O contribuinte poderá encontrar, ainda informações gerais sobre IPVA e Licenciamento Eletrônico.
Através do Disque IPVA/Licenciamento Eletrônico – fone (0xx11) 3188-2727 – o contribuinte também poderá obter informações, digitalizadas, como valores do imposto e datas de arrecadação.