Começa o Revelando São Paulo, e a cidade já ganha ares de interior

Tropas de mulas, grupos de violeiros e a deliciosa comida da roça estão entre as atrações

qua, 03/09/2008 - 8h04 | Do Portal do Governo

O Programa Revelando São Paulo já virou tradição na cidade. De ano em ano, a capital pára durante o evento. Uma ocasião para valorizar, descobrir e resgatar a cultura das artes populares produzidas em diferentes regiões do Estado. Essas manifestações artísticas do interior poderão ser apreciadas entre os dias 12 e 21 de setembro, na capital, no Parque da Água Branca.

O 12º Festival de Cultura Paulista Tradicional reunirá mais de 200 municípios, cerca de 600 artesãos, o melhor da gastronomia e mais de 350 grupos de folclore. Haverá um pouco de tudo nos 150 estandes de artesanato e 80 estandes de culinária que estarão abertos durante todo o evento, que terá 210 municípios paulistas representados nas diversas atividades oferecidas.

A capital será invadida por 200 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 17 carros de bois, 40 grupos do Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo, 14 grupos de bonecões e cabeções, 40 Folias-de-Reis e Santa Cruz, fandangos e cururus, entre outros. Destaque para as cerimônias da Paz e da Evocação a Bom Jesus de Iguape, São Benedito, Santo Antônio e do Divino. Só no ano passado, o encontro atraiu mais de 1,5 milhão de visitantes.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida, reverenciada no Parque da Água Branca nesse período, chegará a São Paulo no dia 14 de setembro. Conduzida pelo Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba, ficará exposta no Memorial da América Latina para a Cerimônia da Paz, com a participação de diversos segmentos religiosos. Sairá em cortejo do Memorial para a abertura oficial no Parque da Água Branca. Somem-se a tudo isso a mesa farta, com receitas culinárias do tempo da vovó, o artesanato característico e as variadas apresentações folclóricas e artísticas.

Cultura de paz

O Revelando São Paulo é a reafirmação dos compromissos com a construção da cultura de paz e o respeito à diversidade, segundo seu idealizador, Toninho Macedo. O evento, produzido em diferentes regiões do Estado, é realizado pela Secretaria da Cultura em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura. Tem seis versões regionais – Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Alta Mogiana, Bauru, Ilha Solteira e Atibaia, todas no segundo semestre.

Maria das Graças Leocadio, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)