Começa o III Festival da Mantiqueira em São Francisco Xavier

Durante o evento, serão anunciados nomes dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2010

sex, 28/05/2010 - 9h38 | Do Portal do Governo

Com uma programação diversificada e gratuita, começa nesta sexta-feira, 28, o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. O evento que chega a sua terceira edição será realizado até domingo, 30. Serão três dias totalmente dedicados à literatura, em que o público tem acesso direto aos seus escritores preferidos, seja em conversas temáticas, em oficinas literárias e até mesmo nas ruas.

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, acontece no charmoso distrito de São Francisco Xavier (138 km de SP), em São José dos Campos. Este ano, o festival reúne grandes nomes e revelações da literatura brasileira, além de uma atração internacional: o angolano José Eduardo Agualusa, autor de Barroco Tropical, que divide o seu tempo entre Luanda e Lisboa.

Além da programação da tenda principal, o festival inclui encontros entre escritores e alunos de escolas pré-agendadas na tenda dos estudantes; atividades para crianças, que acontecem na Biblioteca Solidária; shows no palco principal e no Photozofia Arte & Cozinha; e oficinas exclusivas para professores, estudantes (maiores de 18 anos) e bibliotecários, na EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards e no Espaço Cultural Sebastião Batista. A Livraria da Vila monta na praça principal da cidade uma loja, na qual estarão à venda títulos dos autores presentes no festival.

“O festival é uma forma de ampliar o alcance da literatura, estimulando a divulgação de obras e autores, a formação de público e até mesmo a criação literária”, diz o coordenador geral do Festival da Mantiqueira, André Sturm. “Durante o evento, vamos revelar os finalistas da terceira edição do Prêmio São Paulo de Literatura, que também é um grande incentivo aos escritores”, complementa.

Tenda principal

A primeira conversa do festival será entre Ronaldo Correia de Brito e Altair Martins, vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2009, no sábado, 29, às 11 horas, com mediação deArnaldo Antunes.

Às 15 horas, na mesa “A História contada de uma maneira diferente”, o autor de best-sellers como Rapina,Ivan Sant´anna, encontra o jornalista Leandro Narloch, que está entre os cinco mais vendidos do Brasil com seu primeiro livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil.

A terceira e última mesa do sábado será às 17h30, com o tema “Literatura e Poderes”, reunindo os autores Lira Neto (de Padre Cícero, Maysa, O inimigo do rei e Castello), Fernando Gabeira (de O que é isso companheiro? e deputado federal do RJ) e Arnaldo Bloch (de Os Irmãos Karamabloch e Fernando Sabino/Perfil).

Às 19 horas, serão anunciados os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2010.

A primeira mesa de domingo, 30, às 10h30, é sobre “Biografias”. Rubens Ewald Filho media o bate-papo entre Guilherme Fiúza (de Meu nome não é Johnny) e Paulo Cesar de Araújo (de Roberto Carlos em detalhes).

Às 14 horas, o poeta, crítico, teatrólogo e intelectual Ferreira Gullar conversa com o público sobre seus 80 anos de vida e sua vasta obra. Depois de 11 anos dedicando-se a outros gêneros, Gullar volta a publicar poemas no livro Alguma parte Alguma, previsto para agosto deste ano.

O escritor angolano Agualusa divide a mesa sobre o tema “Desejo”, às 16 horas, com Carola Saavedra, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 que lança em maio o livro Paisagem com Dromedário, e João Almino, que lançará Cidade Livre.

Tenda dos Estudantes

Especialmente focada em alunos de escolas previamente agendadas, a tenda recebe a cada dia três escritores renomados por suas obras infantojuvenis. No sábado, os estudantes poderão conversar com João Carlos Marinho (de O gênio do crime), às 11h30, Walcyr Carrasco(teledramaturgo, autor de Em busca de um sonho), às 15h30, e o cartunista Spacca (que adaptou a obra de Jorge Amado, Jubiabá) às 18 horas.

No domingo, às 11 horas, Laurentino Gomes (autor de 1808) abre a programação da tenda dos estudantes, seguido por Marina Colasanti (de Contos de amor rasgados), às 14h30, e André Vianco (de Os Sete), às 16h30.

Shows 

Depois da abertura oficial do evento, nesta sexta-feira, às 21 horas, o Grupo Formigueiro apresenta clássicos do choro e novas composições na tenda principal. Na sequência, às 22h30, o público está convidado para se divertir com o stand up comedy de Marcelo Mansfield, no Photozofia Arte & Cozinha.

No sábado, 29, às 13 horas, a cantora Marina Mira, com um repertório de MPB, se apresenta no coreto da praça central. Às 14 horas é a vez de Marcilo de Sousa Lima com os poemas de Cassiano Ricardo. Às 20h30, o poeta e agitador cultural carioca Chacal comanda a performance do CEP 20.000 (Centro de Experimentação Poética), que mistura literatura, música e outras expressões artísticas. Para fechar a noite, o músico e escritor Arnaldo Antunes faz show às 22h30, no palco principal.

No domingo, 30, às 12 horas, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos regida pelo Maestro Marcelo Stasise apresenta no palco principal com a Suite Caboclinha, composta por Jaime Alem. Às 13 horas, o cantor e violonista mineiro Irineu de Palmira toca no Coreto.

Atividades infantis

As crianças podem participar de atividades que tratam a literatura de maneira lúdica na Biblioteca Solidária, no sábado e no domingo, às 12 horas e às 14 horas.

Oficinas

Na sexta-feira, 28, às 17 horas, no sábado, 29, e no domingo, 30, às 9 horas, serão realizadas oficinas exclusivas de Criação literária, Motivação de leitura e Dinamização do espaço físico e virtual da biblioteca comandadas por Fabrício Carpinejar, Noemi Jaffe e Márcia de Grandi respectivamente. O público, selecionado previamente, é formado por estudantes maiores de 18 anos, professores de escolas paulistas privadas ou públicas e também profissionais de bibliotecas.

São Francisco Xavier fica a 138 quilômetros de São Paulo, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. É conhecido por encantar tanto quem busca paz e sossego, quanto quem gosta de praticar esportes na natureza, como trilhas a pé e de bicicleta, voo livre e rapel em cachoeiras. O distrito também possui diversas opções de gastronomia e uma programação cultural intensa. Clique aqui e conheça mais sobre os pontos turísticos da cidade.

Para conhecer a programação completa, clique aqui.

Serviço
III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura
Data: 28, 29 e 30 (sexta, sábado e domingo)
Local: Praça Cônego Antonio Manzi, centro de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (138 km de São Paulo e 59 km de São José dos Campos)
Capacidade das lonas:
– Principal: 450 lugares
– Estudantes: 200 lugares
– Photozofia Arte & Cozinha: 100 lugares (Lgo. São Sebastião, 105, Centro. Tel. 12 3926-1406)
Ingressos: gratuitos (retirar senha para as mesas, atividades infantis e shows uma hora antes do início das atividades na bilheteria do evento, na praça principal)
Como chegar:
De São Paulo, siga para São José dos Campos pela Via Dutra BR-116 ou pela Rodovia Carvalho Pinto SP-70. De São José dos Campos, o principal acesso é pela SP-50, estrada velha de Campos do Jordão, até chegar à cidade de Monteiro Lobato. Siga pela SJC-150, Estrada Vereador Pedro David até São Francisco Xavier.
Uma linha especial de ônibus de São José dos Campos a São Francisco Xavier vai levar o público visitante ao evento. Saídas de hora em hora, do Parque da Cidade Roberto Burle Marx – Av. Olívo Gomes, nº 100, bairro Santana.
Onde se hospedar e opções de passeios: www.sjc.sp.gov.br, no canal “turista”

Da Secretaria da Cultura