Começa o circuito de aulas-espetáculos do Projeto Guri

Até novembro, serão 13 apresentações em 11 municípios paulistas

ter, 13/10/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Começou na semana passada, 5, o Circuito de Aulas-Espetáculos promovido pela Associação Amigos dos Projetos Guri (AAPG). O evento é um projeto especial da AAPG que promove apresentações interativas de grupos musicais brasileiros, com propostas inovadoras na música instrumental, popular e erudita, com o objetivo de fortalecer e ampliar a formação cultural dos alunos do Projeto Guri, seus familiares e comunidades das cidades em que ocorrem as apresentações. Os artistas mesclam, ao seu show usual, elementos didáticos, como conceitos sobre teoria e técnica musical, e interagem com os alunos dos polos participantes e a plateia formada pelo público das cidades onde as apresentações acontecem. A ideia é levar música de qualidade para todo o Estado de São Paulo. 

Nesta edição, a AAPG, conta com o apoio do Governo do Estado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura e da empresa  Pirelli. O diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli, Mário Batista, fala com orgulho dessa parceria. “No ano em que a Pirelli completa 80 anos de história industrial no Brasil, além de outros projetos culturais, sociais e esportivos, passamos a apoiar também o Circuito de Aulas-Espetáculo, que é um dos projetos mais importantes apoiados pela empresa. A integração e o convívio em grupo que as aulas proporcionam são de vital importância para o desenvolvimento pessoal e educacional das crianças, e é no desenvolvimento das crianças que está o futuro do nosso País”, diz. 

A Associação Amigos do Projeto Guri conta também com a parceria das prefeituras das cidades onde acontecem as Aulas-Espetáculo. 

Atrações 

O Circuito acontecerá entre os meses de outubro e novembro. Serão 13 apresentações em 11 municípios paulistas, que receberão shows de grupos como Banda Mantiqueira, Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, Orquestra Heartbreakers, Uakti, Seis com Casca, Coração Quiáltera, Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. Dessa forma cerca de 6 mil pessoas, dentre alunos e público local dos municípios terão acesso a música de qualidade.  

Para manter o alto nível cultural apresentado na edição anterior, a AAPG amplia a diversidade dos gêneros musicais para cada aula-show.  “Para essa nova temporada convidamos diversos grupos com repertórios múltiplos, exatamente para explorar a diversidade e amplitude do universo musical que a cultura brasileira oferece. Teremos samba, jazz, chorinho, bossa nova misturada com música clássica, além de canções folclóricas brasileiras, como samba-de-roda e muitos outros”, conta Alessandra Costa, diretora geral da Associação Amigos do Projeto Guri.

Para mais informações sobre o circuito de Aulas-Espetáculo, acesse  http://www.projetoguri.org.br/site/acontece.materia.php?id=87

Do Projeto Guri