Começa nova etapa do curso de capacitação de servidor a distância

O curso, gratuito, é dirigido a gestores dos órgãos da administração direta e autárquica

sex, 16/04/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

A segunda etapa do Programa de Desenvolvimento Gerencial SemiPresencial (PDGSP) começou nesta sexta-feira, 16. A iniciativa, denominada Implementação de Ações Governamentais, é promovida pela Secretaria de Gestão Pública, com o apoio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Ao todo, estão inscritos 1.176 servidores para 1.290 vagas oferecidas.

O PDGSP tem como objetivo elevar os padrões de gestão da administração pública do Estado, por meio da capacitação e do desenvolvimento profissional dos gerentes públicos.

O programa utiliza a Tec-Reg (Tecnologia para Rede de Escolas de Governo). O sistema, dotado de videoconferência, permite a transmissão de conhecimento para mais de 50 pontos espalhados pelo Estado. Assim, os participantes podem estudar sem precisar se deslocar da sua região de trabalho, o que reduz gastos com transportes, alimentação e estadia.

O público alvo são os gestores de todos os níveis de responsabilidade dos órgãos da administração direta e autárquica do Estado.

O secretário de Gestão Pública em exercício, Marcos Monteiro, destaca a importância o uso da tecnologia na capacitação de servidores.  “A Tec-Reg  ajuda disseminar o conhecimento para formar e capacitar um grande número de pessoas, com custo reduzido. É a tecnologia a serviço da educação”, disse.

Etapas 

O PDGSP é composto por três etapas. A primeira, Dimensão Estratégica da Gestão Pública, ocorreu em 2009.  O objetivo foi apresentar o processo de produção de políticas públicas e seus desafios no contexto histórico e institucional.

A segunda etapa, Implementação de Ações Governamentais, abordará conceitos, métodos, técnicas e instrumentos adotados pelas organizações públicas nas estratégias e na gestão dos recursos responsáveis por transformação de ações e serviços em benefício dos cidadãos. O curso terá seis aulas – todas às sextas-feiras, das 9 horas às 17h30, num total de 48 horas – sendo 12 delas no ambiente virtual de aprendizagem.

Além de videoconferência e internet para realizar atividades relacionadas ao programa, os participantes vão contar com um tutor nas salas de aula, especialmente treinados para dar orientação, espalhados por 23 cidades do Estado.

A última etapa do programa, Monitoramento e Avaliação das Ações Governamentais, está marcada para ocorrer ainda este ano, e tratará das fontes de dados e as metodologias necessárias para efetuar a análise da efetividade dos programas governamentais.

Da Secretaria de Gestão Pública